quarta-feira, 29 de setembro de 2010



29 de setembro de 2010 | N° 16473
PAULO SANT’ANA


Paraná de passo certo

Caía-me o queixo que nenhum tribunal do país tivesse impedido de serem publicadas as pesquisas eleitorais, tão flagrantemente ilegais elas se revelam.

Basta dizer que as pesquisas, não fosse por outro motivo, apontam o resultado das eleições antes mesmo que elas se firam.

Além disso, as pesquisas retiram das eleições o seu charme supremo, que é a emoção da apuração dos votos.

Com as pesquisas, aquela pergunta emocional que rondava todos os espíritos (“quem vai ganhar a eleição?”) deitou-se por terra.

Ninguém mais quer saber dos resultados das eleições, todos são atraídos pelos resultados das pesquisas.

As datas de divulgação das pesquisas pelos meios de comunicação se tornaram muito mais aguardadas que a data da eleição.

Não me cai mais o queixo que permitam a realização de pesquisas. É que no Estado do Paraná as pesquisas foram proibidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

E, estranhamente, enquanto nos outros Estados todos as pesquisas são divulgadas, o Paraná está vendo a campanha eleitoral se realizar sem o acompanhamento das pesquisas.

Enfim, um reduto jurisdicional acolhe o entender desta coluna de que as pesquisas desequilibram as eleições.

Espanta-me somente que nos demais Estados não tenham os tribunais competentes se perfilado à decisão do Paraná.

Nesses casos, evidentemente, a Justiça decide se provocada. Algum partido político ou candidato aponta as pesquisas como ilegais e vai até o pretório para anulá-las. Com toda a certeza, foi isso que aconteceu no Paraná. Levado ao julgamento o óbice que interpunha algum prejudicado, foi sua ação considerada oportuna.

Será que em nenhum outro lugar do Brasil ninguém mais reclamou? Ou será que a inquinação de ilegalidade não deveria ser levantada pelos Ministérios Públicos eleitorais?

Enfim, quanto mais não seja, as pesquisas tiram a graça das eleições.

E eleições são coisas tão importantes que não poderiam ter seu conteúdo destruído, avariado, sequer molestado pelo poder decisório das pesquisas sobre as mentes dos eleitores.

A Câmara de Vereadores entregou ontem ao juiz de Direito Rinez da Trindade o título de Cidadão de Porto Alegre.

Rinez da Trindade, depois de percorrer várias comarcas do Interior, atua atualmente como assessor especial da presidência do Tribunal de Justiça para assuntos institucionais.

Em todos os seus misteres como juiz e antes na qualidade de servidor público de outros poderes, Rinez da Trindade granjeou a admiração dos amigos e de todos pela sua solicitude, cordialidade e eficiência.

O recinto da Câmara foi assim pequeno para receber tanta gente tocada por Rinez nesses anos todos.

Nenhum comentário: