sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


Jaime Cimenti

Que mensagem secreta Cristo deixou?

Que mensagem criptografada Jesus Cristo teria deixado à humanidade? Qual o preço a pagar por tal descoberta? Por que Cristo teria ocultado sua mensagem mais preciosa? Que segredos misteriosos Da Vinci teria escondido na Gioconda?

A partir de tais perguntas e ideias, o novo mestre francês do thriller histórico, Henri Loevenbruck, construiu seu romance O Testamento dos Séculos, há pouco lançado no Brasil. Nascido em 1972, o jornalista e escritor Loevenbruck é autor de quatro romances e uma antologia de contos fantásticos e de roteiros para o cinema.

Sua narrativa lembra, claro, o famoso romance Código Da Vinci, e nela o leitor vai descobrir por que uma gravura de Dürer é peça- chave no quebra-cabeça e por que uma sociedade secreta ligada à Igreja Católica fará qualquer coisa para esconder da humanidade a mensagem de Jesus Cristo.

Na história, Damien Louvel decidiu mudar-se da França para os Estados Unidos após perder a mãe. Em Nova Iorque tornou-se um rico roteirista de uma série televisiva de enorme sucesso. De repente, com a trágica morte do pai, precisará voltar a Paris.

Chegando lá, descobrirá que o pai estava mergulhado numa pesquisa sobre um misterioso objeto - a pedra de Iorden - que, ao que tudo indica, custou-lhe a própria vida. Auxiliado por Sophie, uma jornalista pela qual nutrirá uma fascinação incomum, Damien decide dar continuidade às estranhas, porém incríveis, investigações iniciadas pelo pai e se lança numa corrida desenfreada de vida ou morte.

Perseguidos e ameaçados por inimigos inescrupulosos, Sophie e Damien não desistirão até encontrar o segredo da mais surpreendente mensagem que Jesus Cristo teria nos deixado.

O que há de verdade na história toda? Por que as maiores autoridades do Vaticano estão desesperadas por um objeto? O que esse segredo poderá influenciar na vida das pessoas?

De Dürer a Leonardo Da Vinci, do Vaticano às mais fechadas sociedades secretas, dos essênios aos destemidos hackers da internet, O Testamento dos Séculos é um thriller fascinante, intensamente perturbador e meticulosamente pesquisado.

Mas não é apenas uma narrativa sedutora. É uma aula de história e de vida, contada a partir da misteriosa linhagem de beduínos do Deserto da Judeia, que tentou guardar a chave que decifrará o mais antigo segredo da História.

Será que estaríamos preparados para a grande revelação? 406 páginas, R$ 45,00, Editora Bertrand Brasil, telefone 21-2585-2070.

Nenhum comentário: