quarta-feira, 16 de dezembro de 2009



16 de dezembro de 2009 | N° 16188
JOSÉ PEDRO GOULART


O palavrão

Opresidente liberou geral, pode usar palavrão. Seja no texto, em conversas, em comentários. Ainda mais no caso da merda, que é uma palavra com fonética aberta, você enche a boca com ela e expande as partículas (sonoras) para cada canto em volta. Já cocô, talvez pelo fato de ser um fonema afrancesado, não é considerado palavrão, embora signifique a mesma merda.

Este ano houve um debate feroz que pontificou em Porto Alegre: a arte nos espaços públicos e em mostras como a Bienal. Uns dizendo que grande parte da arte contemporânea é uma merda e que as obras públicas recentes são abomináveis, outros afirmando que quem dizia isso só falava merda.

De verdade, não creio que o pessoal tenha chegado a alguma conclusão. Mas um fato ficou claro: o porto-alegrense detesta opiniões – nada ofende mais do que uma. O sujeito daqui lê o jornal e se ofende. Sai ofendido de casa e passa a detestar o dono da opinião para sempre. A opinião em Porto Alegre – caso não se concorde com ela – é um desaforo.

Porém, discutir arte em espaços públicos da cidade, enquanto toda aquela quantidade de merda fermenta no fétido, pútrido Arroio Dilúvio – que, aliás, não é nem de longe a única merda da cidade – equivale a alguém com gangrena na perna se preocupar com as unhas do pé.

Na busca dos adjetivos, o substantivo foi esquecido. Mas há em céu aberto, numa das avenidas mais importantes da cidade, uma mostra diária da produção disso. O Dilúvio é um corte transversal e podre; um rio de merda, poluição e sujeira, uma cárie na boca da Cidade Sorriso.

Isso sem contar os ratos humanos, que se escondem nos esgotos daquele lugar, mas frequentam as ruínas da nossa consciência.

Da discussão sobre arte em Porto Alegre, pelo menos uma coisa ficou clara: todo mundo e ninguém têm razão. A matéria-prima da arte é a ilusão, ou seja, a mentira. Diante disso, como saber o que é falso e o que não é? A opção é se debruçar numa das pontes da Ipiranga e olhar para baixo. Ali a verdade vai passar boiando. Com sorte, um surfista camicase.

Já o palavrão, mesmo quando dito em desabafo, é um insulto. Tem horas, no entanto, que é necessário. O palavrão não tem pai, não tem mãe. É fruto do sentido que só o coletivo percebe.

Discutir se o Lula disse o que disse porque é populista, ou analfabeto, ou porque não está à altura do cargo, é deixar de ver o tamanho e o significado da merda.

Nenhum comentário: