segunda-feira, 28 de dezembro de 2009



28 de dezembro de 2009 | N° 16199

ABALO NA SERRA

Terra volta a tremer em Caxias do Sul

Tremores de terra voltaram a ser sentidos entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado em Caxias do Sul.

Moradores do bairro Jardim América acordaram assustados com estrondos e portas trepidando entre 22h e 6h. Nenhum estrago foi registrado. Conforme um especialista, o fenômeno, a exemplo do que ocorreu em 2008 na zona norte da cidade, é normal.

Morador da Rua México, o tintureiro Gilmar Biegelmeyer, 48 anos, conta que acordou por volta das 23h com estrondos. Ele e a mulher, Margarete, 45 anos, saíram para a rua, assim como a maioria dos vizinhos. No início, Biegelmeyer chegou a pensar que fosse um ladrão arrombando a casa e saiu com um pedaço de madeira na mão como arma. Por volta das 5h, a família novamente voltou para a rua por causa de estrondos.

– Foi apavorante. Nunca vi coisa igual. Não sei se foi terremoto, mas alguma coisa aconteceu – relata.

Os bombeiros foram ao bairro ouvir os moradores. O caso será investigado pela Defesa Civil e prefeitura.

Em 10 de novembro de 2008, moradores de diversos bairros de Caxias foram surpreendidos por tremores. Em outras ocasiões, entre 2005 e 2007, em 1984 e em 1979, também foram registrados relatos de abalos de terra na cidade. Conforme o geólogo e diretor-geral da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Nerio Jorge Susin, não há motivo para preocupação:

– O pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que esteve em Caxias em anos anteriores, constatou que não há uma origem específica para isso. O que existe é o movimento da crosta da Terra, que tem reflexos na superfície. São abalos normais, que ocorreram e que vão ocorrer novamente. Mas não dá para prever quando.

Conforme ele, os caxienses não precisam temer estragos maiores:

– Os moradores vão se assustar. Mas não vai ocorrer nada de diferente do que há um ano, ou do que ocorreu agora. Estamos numa região alta, com grande quantidade de rochas no subsolo e com espessura do solo não tão grande, o que faz com que os tremores sejam sentidos.

Uma gostosa semana para você. Aproveite esta que é a última de 2009

Nenhum comentário: