segunda-feira, 21 de dezembro de 2009



21 de dezembro de 2009 | N° 16193
NAVE MÃE | por Tanise Dvoskin


O verdadeiro espírito de Natal

Fim de ano é sempre a mesma coisa: retrospectivas na televisão, planos para o ano que está chegando, promessas e mais promessas. E, antes do Réveillon, os últimos dias que antecedem o Natal são de enlouquecer.

Presentes e mais presentes, trânsito parado nos acessos aos shoppings, dúvidas sobre o que dar à sogra, à mãe e até a algumas pessoas que a gente mal conhece.

No meio dessa corrida ao consumismo, saindo do shopping cheia de sacolas, fiquei pensando sobre o presente da minha filha, que eu ainda nem havia comprado. Apesar de não sermos católicos, desde a infância, sempre montamos árvore de Natal, o Papai Noel entregava os presentes e a curtição era enorme. Saudade do Natal no sítio do vô Mauricio e da vó Ione com toda a família reunida.

Com a Sofia quero fazer assim também, até porque não tem como ignorar as cidades cheias de luzes, as decorações nos shoppings, o bom velhinho aguardando pacienciosamente a fila de crianças para tirar foto com ele.

Mas voltando ao presente, como escolher algo inesquecível para o primeiro Natal da Sofia se do que ela mais vai gostar será da embalagem? Com cada presente que ela ganha, a cena se repete: o brinquedo fica de lado e ela se diverte muito mais com o papel. Muitas vezes, a caixa estimula mais a criatividade que o que vem dentro dela.

Um dos brinquedos prediletos da minha filha é uma garrafinha de plástico que eu enchi de arroz. Ela mexe aquela garrafa para cima e para baixo com tanta desenvoltura que parece estar se apresentando na Marquês de Sapucaí para uma multidão.

Então, em vez de comprar uma boneca enorme ou mais um brinquedo para encher o quarto dela, vou me preocupar em desenvolver a criatividade da minha filha.

No fim das contas, o mais importante deve ser isso: procurar estimular o que há de melhor em cada um. Que tal nós, as mamães de hoje, iniciarmos um movimento para as crianças valorizarem o verdadeiro espírito de Natal?

Iníco do verão hoje. Aproveite o dia. Aproveite a semana e um super e feliz Verão para vc

Nenhum comentário: