quarta-feira, 30 de dezembro de 2009



30 de dezembro de 2009 | N° 16201
NO CALDEIRÃO


Após sensação de 42ºC, calor diminui

Meteorologia alerta para temporais hoje, mas prevê tempo bom amanhã

Os gaúchos sofreram ontem com o caldeirão em que se transformou o Estado. O calorão, no entanto, deve dar uma trégua durante o feriadão de Ano-Novo.

Ontem, a alta temperatura com os elevados índices de umidade ampliou ainda mais o desconforto. Em Santa Maria, onde os termômetros marcaram 35°C, a sensação térmica alcançou 42°C. No município da Região Central, a umidade chegou a 67% durante a tarde.

Na Capital, a máxima foi de 34,6°C, mas a impressão era de muito mais: 40°C. Segundo a Central de Meteorologia, a máxima do dia no Estado ocorreu em Campo Bom, no Vale do Sinos, com 36,4°C.

Hoje, no entanto, o tempo já começa a mudar. Áreas de instabilidade ainda atuam sobre o Estado, provocando pancadas. Há risco de temporais, com chuva de mais de 60 milímetros entre o Oeste e o Noroeste. Na região de Garruchos, na fronteira com a Argentina, a Somar Meteorologia prevê um volume superior a 100 milímetros em apenas 12 horas, correspondendo a quase 80% da média de dezembro.

As rajadas de vento podem alcançar 70 km/h com possibilidade de queda de granizo. O aumento da quantidade de nuvens não deixa os termômetros subirem tanto quanto nos últimos dia. A máxima na Capital deverá chegar a 30°C.

Amanhã, na véspera de Ano-Novo, a instabilidade perde força, e a expectativa é de tempo firme durante a virada. A temperatura ficará entre 25°C e 30ºC na maior parte dos municípios.

A previsão é que o clima permaneça assim até o final do feriadão, no domingo.

Nenhum comentário: