quinta-feira, 17 de dezembro de 2009



Entre os mais ricos, Rio Grande avança

Capital se mantém na frente, mas municípios menores ganham espaço na geografia econômica, apontam dados da FEE e do IBGE

Apesar de ainda estar atrás da Capital entre os mais ricos municípios gaúchos, Rio Grande, Gravataí e Passo Fundo avançam no mapa do Estado.

Cidade que mais cresceu entre os 10 municípios de maior Produto Interno Bruto (PIB) no Estado, conforme ranking de 2007 apurado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) a pedido do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio Grande deve manter a curva ascendente na próxima década. A explicação é simples: na alta de 27,8%, na comparação com 2006, não consta o impacto do polo naval.

A construção de plataformas e cascos para a exploração no pré-sal deve injetar R$ 13 bilhões até 2015. Investimento que, conforme estudo da Universidade Federal do Rio Grande, fará o município multiplicar seus números até 2020 – chegando ao segundo PIB do Estado, atrás apenas de Porto Alegre. Supervisor do Centro de Informações Estatísticas da FEE, Adalberto Alves Maia Neto faz ressalvas:

– Seria otimista demais dizer que será o segundo PIB. É preciso que todo esse investimento aconteça e se reflita. Mas com certeza rivalizará com Canoas e Caxias do Sul.

Prefeitos ressaltam localização geográfica

Gravataí contou com a evolução de sua indústria para despontar no ranking, passando do 6º para o 4º lugar, com crescimento de 25,8%. Entre os fatores que contribuíram para o desenvolvimento, a prefeita da cidade, Rita Sanco (PT), aponta a consolidação de setores, a posição geográfica privilegiada, a logística e a mão de obra qualificada e diversificada.

Passo Fundo – que em 2006 ocupava a 11ª posição – desbancou Santa Maria e alcançou o 9º lugar da lista. Polo educacional, de saúde e de serviços, a cidade se consolida com a chegada de investimentos privados.

– Temos infraestrutura, hospitais, universidade e localização geográfica estratégica. Já somos um centro regional e vamos crescer mais – avalia o prefeito Airton Dipp (PDT).

Nenhum comentário: