sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Jaime Cimenti

A queda da Dinastia Romanov

Nicolau & Alexandra - O relato clássico da queda da dinastia Romanov (Editora Rocco, 608 páginas, R$ 59,50, tradução de Angela Lobo de Andrade) do historiador norte-americano Robert Kinloch Massie, Prêmio Pulitzer de 1981 pela biografia de Pedro, o Grande, é a biografia definitiva do czar Nicolau II e de sua esposa Alexandra de Hesse. Lançada inicialmente em 1967, a obra se tornou um clássico contemporâneo, por conjugar de maneira extraordinária o trabalho de pesquisa com o relato instigante de um dos episódios mais decisivos do século XX.

A publicação da obra motivou enorme interesse sobre a Dinastia Romanov, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, fenômeno que rendeu outros livros e pesquisas acadêmicas inéditas nas décadas seguintes. A biografia de Catarina, também de Massie, foi publicada no Brasil pela Editora Rocco.

A minuciosa e extensa narrativa sobre a trajetória de Nicolau II, que assumiu, em 1894, quando era muito jovem, despreparado e ingênuo, o trono do Império Russo, mostra as dificuldades que teve para lidar com as agitações sociais que resultariam na Revolução Russa, em 1917.

Como relato político, a queda da Dinastia Romanov é bem conhecida, mas Massie, com sua densa obra, mostra aspectos íntimos e familiares dos protagonistas, como a hemofilia do filho de Nicolau, que acabou por aproximar o polêmico monge místico siberiano Grigori Rasputin da família, convocado para tratar do menino. A hemofilia do menino os tornou distantes e reclusos, incapazes de prever a crescente insatisfação popular. A doença do filho do imperador ultrapassou os limites da vida familiar e os muros do Palácio de Inverno. Robert Massie identifica na hemofilia do rapaz um fator decisivo para a queda do império russo.


Conhecido por seus críticos como Nicolau Sanguinário, foi descrito como um homem bom e gentil, dedicado à família e à fé religiosa, mas um mau czar.  Sua falta de habilidade e sensibilidade para lidar com os movimentos que buscavam reformas no sistema político russo foi fundamental para o desmoronamento do império que governou a Rússia durante três séculos. Junto com o guru Rasputin, que tinha muita influência sobre a imperatriz, o último Romanov foi assassinado com toda a família em 17 de junho de 1918. Lênin e os bolcheviques chegavam ao poder. Era o fim de uma era.

Nenhum comentário: