sábado, 27 de fevereiro de 2021


27 DE FEVEREIRO DE 2021
CHAMOU ATENÇÃO

Terraço é "Espaço de Deus"

É no terraço do Edifício Santa Tecla que famílias chegadas do Interior ou de outros Estados em busca de atendimento na Santa Casa recebem acolhimento com cama confortável, cozinha, sala e banheiro em Porto Alegre. O endereço - na Praça Dom Feliciano, no Centro - se tornou referência em ajuda a partir da ação da proprietária da cobertura, a engenheira Isabel Mânica Ruas, 54 anos. Em 2017, ela transformou o apartamento anexo, que antigamente era local para moradia de empregados, no que chama de "Espaço de Deus".

Isabel ampliou parte da área para ajudar pessoas que chegam sem conhecer ninguém e sem condições financeiras para se manter em hotéis enquanto familiares passam por acompanhamento no hospital. Tudo nos cerca de 30 metros quadrados é oferecido por ela de graça. Muitos dos auxiliados são pais e mães de crianças que precisam de transplante de órgãos no Hospital Santo Antônio.

Segundo ela, o apartamento sempre foi referência para familiares e amigos que vinham para Porto Alegre, especialmente por ser na frente da Santa Casa. Mas foi em uma ação da igreja que frequenta, a Igreja Mundial do Poder de Deus, visitando famílias em hospitais, que ela deu o pontapé inicial. Percebeu que muitos ficavam em acomodações de más condições ou dormindo nos corredores e bancos do hospital.

Ao longo dos últimos anos, ela calcula ter dado abrigo para mais de cem pessoas - entre pais e crianças -, inclusive moradores de Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Pará e até da Argentina:

- Todas as histórias me emocionam. São histórias diferentes, é a vida de cada um. Estamos lidando com vidas.

VITOR ROSA

Nenhum comentário: