terça-feira, 23 de fevereiro de 2021


23 DE FEVEREIRO DE 2021
NÍLSON SOUZA

Os lobos da pandemia 

É quase inacreditável de tão repulsivo que alguns agentes de saúde tenham aplicado vacinas de vento em idosos ou espetado músculos atrofiados pelo tempo sem injetar o líquido da esperança nas vítimas preferenciais do vírus. Mas é crível, porque se pode facilmente comprovar, que milhares de vacinadoras e vacinadores vêm trabalhando exemplarmente para salvar vidas, muitos deles aplicando doses pessoais de estímulo e carinho juntamente com a imunização.

O que dizer dos furadores de fila que vestem a máscara da desfaçatez para surrupiar o direito alheio, sem considerar que a vacina roubada pode ser decisiva para a sobrevivência de outra pessoa? Melhor pensar nos bravos brasileiros que esperam pacientemente a sua vez, conscientes de que, na situação de imprevidência e escassez por que passa o país, a prioridade deve ser dispensada aos mais necessitados. Os solidários certamente são mais numerosos do que os malandros.

Motivos não nos faltam para lamentar o desconcertante negacionismo daqueles que se julgam imortais ou mais espertos do que seus semelhantes, se é que os reconhecem como tais. Não são poucos os arrogantes que se recusam a usar a cobertura protetiva no rosto, desdenham da vacina e desafiam o bom senso, fazendo tudo o que não se deve fazer num momento de elevado contágio. Em contraponto, podemos também concluir que é bem maior o contingente de homens e mulheres que se protegem e estendem esta proteção à coletividade, confiando na ciência e nas autoridades.

Autoridade, muitas vezes, rima com vaidade, com falsidade e até com perversidade, como se evidencia nestes tristes tempos de pandemia. Mas pode rimar igualmente com credibilidade, verdade, igualdade e humanidade. Basta observarmos com atenção como estão se comportando nossos governantes, parlamentares e juízes para que possamos fazer opções sensatas quando tivermos que escolher o nosso lado na batalha da vida.

Como ensina a fábula da luta interna entre o lobo mau e o lobo bom, vence aquele que a gente alimenta.

NÍLSON SOUZA

Nenhum comentário: