quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021


11 DE FEVEREIRO DE 2021
INFORME ESPECIAL

Barulho excessivo, uma reclamação recorrente na Capital

O excesso de barulho em Porto Alegre tem sido uma reclamação constante de leitores de Zero Hora nos últimos meses. As manifestações de incômodo começaram com as motocicletas com o escapamento aberto. O problema ficou mais perceptível durante os meses de maior isolamento social, com menor movimento nas ruas, mas de mais circulação de motos pelo crescimento dos serviços de delivery, especialmente de comida.

Em seguida, apareceram queixas em relação a cães que latem insistentemente sem intervenção dos donos, aborrecendo vizinhos. Bem-humorado, um leitor chegou a comparar a situação dos latidos ao Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central: aconteciam 24 horas por dia, sete dias por semana.

Agora, começam a aparecer reclamações quanto à poluição sonora dos sopradores de folhas usados em condomínios, mas também na limpeza de espaços públicos, como praças. Além do ruído, há queixas sobre a poeira que levantam. Há municípios que já proibiram o uso de sopradores em certos dias e horários.

Abertura em Cuba

Em uma tentativa de reanimar a economia, o governo comunista cubano anunciou a intenção de liberar um grande número de atividades para a iniciativa privada. Até agora, apenas 127 tipos de negócios não eram exclusivamente estatais. Passarão a ser mais de 2 mil. Seguem vetadas 124 atividades.

Estima-se que as estatais representem hoje 85% da economia da ilha. O novo movimento teria sido motivado pela crise causada tanto pela pandemia quanto pelo embargo norte-americano, endurecido pelo ex-presidente Donald Trump.

A vacina e os 80+

Se há alguém com mais de 80 anos ou familiar com algum tipo de preocupação em relação à vacina contra a covid-19, o geriatra e doutor em Gerontologia Biomédica Newton Luiz Terra garante:

- Só existem vantagens com a imunização.

Mais: todas as vacinas à disposição são eficazes e seguras, tranquiliza o professor do Instituto de Geriatria e Gerontologia e da Escola de Medicina da PUCRS.

Na faixa etária que começa a ser contemplada agora, há um declínio do sistema imunológico, com risco maior de desenvolvimento de infecções virais e bacterianas. Com a imunização, o resultado é maior produção de anticorpos e maior proteção contra o vírus.

Efeitos adversos são raríssimos. A obesidade e o hábito de fumar afetam a resposta da vacina nessa parcela da população. E há medicamentos que, administrados uma hora antes da vacina, evitam eventuais reações alérgicas.

Na dúvida, o geriatra e gerontólogo sugere ao idoso consultar seu médico.

No detalhe

O vereador da Capital Felipe Camozzato tem sido consultado por líderes políticos de outros municípios (RS, SC e SP) interessados em conhecer melhor a lei da transparência do IPTU, da qual foi autor. A legislação permite que os cidadãos tenham nas guias detalhes sobre o cálculo do imposto.

Curiosidade súbita

Virou costume consultar o Google Trends às vésperas de eleições para tentar captar movimentos como a alta súbita de determinado candidato e comparar com as buscas relacionadas aos adversários. Nos últimos dois dias, a procura por "Eduardo Leite" é superior às pesquisas por "João Doria".

Um grupo de deputados federais tucanos estará hoje em Porto Alegre tentando convencer o governador do Rio Grande do Sul a entrar na disputa com o colega paulista como o nome do PSDB para a eleição presidencial do próximo ano.

Tamborins silenciosos

Este ano será sem Carnaval nas ruas, mas isso não significa que, em Porto Alegre, o tema cairá no esquecimento.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou o Projeto Muamba, com diferentes atividades sobre o universo de escolas, tribos e blocos. A Fundação Iberê Camargo promove duas oficinas - uma sobre Percussão Inusitada e outra sobre Porta-Estandarte. A Casa de Cultura Mario Quintana projeta o futuro com a mostra Aos Carnavais que Virão.

Tudo em silêncio e com protocolos seguidos à risca.

CAIO CIGANA - INTERINO

Nenhum comentário: