segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021


22 DE FEVEREIRO DE 2021
MERCADO DE TRABALHO

Vacina é desafio inicial

A vacinação contra a covid-19 é o primeiro desafio a ser vencido para melhorar o ambiente de negócios e beneficiar o mercado de trabalho, dizem especialistas. O freio na pandemia é aguardado para que setores como o de serviços tenham menos restrições no país. Dentro desse segmento, conhecido por ser o maior empregador no Brasil, há atividades que dependem da circulação de consumidores, como turismo, gastronomia e eventos.

Em janeiro, trabalhadores do setor de serviços responderam por 10.035 pedidos de seguro- desemprego no Rio Grande do Sul. O número corresponde a 38,1% do total de solicitações no período (26.318). Em seguida, vieram profissionais do comércio (29,5%) e da indústria (20,5%), conforme o Ministério da Economia.

- A primeira questão é a vacina. É preciso garantir que as pessoas circulem com maior tranquilidade. A segunda questão é manter auxílios emergenciais neste momento. O avanço de reformas é importantíssimo, mas não tem impacto direto agora - pontua o economista Ely José de Mattos, professor da Escola de Negócios da PUCRS.

O economista Marcos Lélis também chama atenção para a necessidade de conter a covid-19. Pensando em prazo mais longo, o professor da Unisinos cita dois desafios adicionais para a recuperação de negócios e empregos. O primeiro é formado pelos gargalos na área de infraestrutura, que inibem investimentos no Estado e no país. O outro é a elevada desigualdade social que assombra o Brasil, diz:

- Precisamos que a vacinação ocorra de forma mais acelerada para diminuir os casos de coronavírus. Mas não é só isso. A infraestrutura precisa de melhorias. A desigualdade é elevada no país. Isso forma uma barreira para o crescimento da economia.

Nenhum comentário: