terça-feira, 16 de fevereiro de 2021


16 DE FEVEREIRO DE 2021
NÍLSON SOUZA

Cordão da saudade

Conto da terça-feira de Carnaval sem Carnaval.

Depois de perambular por todos os bares da madrugada, ele cambaleava e cantarolava numa calçada desconhecida quando deparou com a fila que dobrava a esquina. Não teve dúvidas: entrou. Brasileiro não pode ver fila. Depois de alguns segundos de hesitação, aproximou a boca sem máscara do ouvido do sujeito da frente e soltou a voz:

- Ó abre alas, que eu quero passar...

O homem fulminou-o com um olhar indignado e apontou para os próprios cabelos brancos, que escorriam pelos lados do boné, sugerindo que tinha preferência. O folião não perdeu o embalo:

- Olha a cabeleira do Zezé...

O idoso chamou o segurança que controlava o distanciamento e apontou com o dedão sobre o próprio ombro. Ao ver o agente fardado se aproximando, o penetra tomou-o por um vigilante de carro-forte e caprichou na afinação:

- Ei, você aí, me dá um dinheiro aí...

Interpelado a se comportar ou deixar o lugar, soltou a voz mais uma vez:

- Daqui não saio, daqui ninguém me tira...

Apareceram dois outros homens fardados para verificar o que estava ocorrendo. O bêbado se entusiasmou:

- Chegou a turma do funil: todo mundo bebe, mas ninguém dorme no ponto...

Sem saber o que fazer com o inconveniente, que cantava e falava alto, mas que talvez tivesse o direito de estar na fila, os homens chamaram a coordenadora da unidade de saúde. Quando viu a moça vestida de branco e amarelo, o cantor buscou no seu repertório de sambista outra marchinha:

- Apareceu a Margarida, olê, olê, olá...

Com vontade de rir, a funcionária esforçou-se para fazer uma cara de zangada, mas o folião não se deu por vencido:

- Oh, jardineira, por que estás tão triste?

Percebendo a zoeira, a própria vacinadora deixou o seu posto e aproximou-se, ainda com a seringa na mão. Então o bêbado arregalou os olhos e foi recuando de mansinho, sem deixar de cantarolar:

- Ai, ai, aiai. Tá chegando a hora. O dia já vem raiando, meu bem. E eu tenho que ir embora.

Afastou-se como um Carlitos caminhando para o The End. Na fila da vacina, ficaram os grisalhos, a maioria repetindo silenciosamente uma daquelas marchinhas de uma vida inteira e sonhando com outros Carnavais que virão.

NÍLSON SOUZA

Nenhum comentário: