sábado, 27 de fevereiro de 2021


27 DE FEVEREIRO DE 2021
MONJA COEN

DESPERTAR

É preciso despertar. Claro que você entende, afinal, se está lendo esta coluna é porque despertou. Será?

O despertar tem um som. Cada palavra tem um som e cada palavra pode ser entendida de forma diferente por cada um de nós em momentos diversos. Acorde. Desperte. Aprecie a vida. A palavra solta no papel solta um grito, um sussurro.

Um som que já não me pertence. Nem a você. Não tem pertencimento. Meus pensamentos não são meus nem seus nem de outras pessoas. Pensamentos pensam pensamentos que passam, flue m.

Fica uma leve memória.

Despertar Inspirado - livro do professor Clóvis de Barros Filho com pequenos comentários meus. Por muitas semanas, todas as manhãs, ao terminar a sexta badalada do sino do Mosteiro de São Bento, o professor Clóvis nos falava de gregos e troianos, de passado no presente e de futuro no agora. Riquíssimo, inspirador. Escrevi algumas poucas palavras para um amigo, que decidiu incluir em seu livro. Está por aí. Da editora gaúcha Citadel.

Pode nos ajudar a despertar ins pirada mente. Fui escrevendo livros durante esta pandemia, e o último a ser publicado, depois de Vida-Morte, da Bella Editora (como separar uma da outra?), é o que estou hoje oferecendo ao mundo: O Bom Contágio, da editora Record (selo Best Seller).

Fui me inspirando e despertando: o livro Vírus (edição independente) saiu logo depois do Ponto de Virada (Ed. Planeta). Este ponto deste instante, neste sábado. Aqui e agora é onde podemos virar o jogo.

Isolamento. Contágio perigoso, danoso, que nos leva a Repensar a Existência - outro livro, em parceria com Dom Anselm Grün, que a editora Vozes vai lançar brevemente. Depois do Bom Contágio, o que vai chegar em abril é a Cura, também da Planeta. Escrevi, pensei e soltei ao vento da impermanência.

Cada livro, cada palavra, cada suspiro ofereço a quem se interesse por amor, alegria, o bem, sabedoria. Construir a paz através da paciência, compaixão e arrependimento, equidade e doação, vida ética - preceitos, silêncio e fala correta, investigação dos fenômenos, meio de vida benéfico e amor incondicional. Topa essa? Contagiar o mundo com o bem?

Ainda é tempo: acorda, tenha um Despertar Inspirado, perceba o Ponto de Virada, cuidado com o Vírus, reconheça Vida-Morte, envolva-se com O Bom Contágio, dê um novo "significado à existência", encontre a Cura e depois só Poesia do Allan, com meus comentários, em construção pela editora Sextante. Para completar, que tal um Quatro por Quatro, da editora Papirus, no qual os professores Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho interagem entre si e dialogam comigo?

Pandemia é tempo de leitura e de escrever. Haverá mais surpresas e novidades, em estudos.

Podemos juntos construir uma cultura de respeito e dignidade, usando máscaras reforçadas, mantendo o distanciamento social, lavando as mãos e os pés, as roupas e as compras, purificando o mundo com doação, solidariedade, ternura e muita saudade.

Fique em casa. Vacinação salvadora. Aceite e facilite a imunização de toda a humanidade. Depende de você e de todos nós. Juntos podemos e vamos curar o mundo.

Mãos em prece. 

MONJA COEN

Nenhum comentário: