sexta-feira, 20 de novembro de 2015


Waldomiro Manfroi - DIVULGAÇÃO/JC

Medicina, médicos e faculdade 
  
A saúde dos ventos (BesouroBox, 264 páginas), do médico, professor universitário e escritor gaúcho Waldomiro Manfroi, é um denso e caudaloso romance histórico sobre a evolução da ciência médica, vidas de médicos e as origens da Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre.

Manfroi formou-se na Faculdade de Medicina da Ufrgs em 1965, na qual se tornou, por concurso público, professor titular e seu diretor em dois períodos. Também foi pró-reitor de extensão na Ufrgs, presidente da Sociedade de Cardiologia e exerceu outras tarefas importantes. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre e é membro da Academia Rio-Grandense de Letras e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Escreveu oito obras literárias: Tempo de viver; O último voo; A confissão do espelho; Os demônios do lago; Férias interrompidas; Sinfonia às avessas; Vestígio; e a coletânea histórica Médicos escritores.

A saúde dos ventos: a evolução da ciência médica e as origens da Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre mescla a habilidade do autor com o relato ficcional e o rigor da pesquisa. Assim, ao mesmo tempo, proporciona ao leitor percorrer os caminhos da Medicina, desde os deuses gregos até a atualidade. Quando um antigo diário é descoberto na biblioteca da Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre, os ventos começam a soprar, levando o leitor a saber como a Medicina chegou às grandes descobertas científicas do século XIX e início do século XX.

Tendo como unidade narrativa a centenária Faculdade de Medicina, fundada em 1898, nos diários de professor Humberto, o leitor verá como as metrópoles brasileiras foram influenciadas pelas descobertas científicas, pelos costumes e pelas mudanças urbanísticas das capitais europeias.

Entre 1877 e 1907, cenas, cenários e personagens envolvidos com medicina, literatura, urbanismo e política transitam por Porto Alegre, Rio de Janeiro, Paris, Viena e Berlim. Grandes vultos brasileiros convivem com personagens fictícios. Na primeira parte, o dr. Protásio Alves conta como participou dos movimentos abolicionistas e pela Proclamação da República, quando estudou Medicina no Rio de Janeiro.

A Rua da Praia de 1900, onde o estudante Antônio Corrêa foi assassinado pelo vice-diretor da Faculdade de Medicina, e a morte de Júlio de Castilhos, em 1903, fatos entremeados com a saúde e as singularidades políticas do período, estão na narrativa, assim como o trabalho dos médicos da época, em especial os atendimentos prestados na lendária Santa Casa de Misericórdia.

A saúde dos ventos é leitura útil e prazerosa para estudantes, médicos, professores e leitores em geral, trazendo, em doses corretas, informações e histórias que nos tocam, com texto de mestre.

Nenhum comentário: