sexta-feira, 27 de novembro de 2015


27 de novembro de 2015 | N° 18368 
MARCOS PIANGERS

Gringo burro


Estrangeiros não entendem o Brasil. Vejam só, tenho um amigo alemão que trabalhou muito tempo em uma empresa alemã que atendia a Petrobras. Isso ele me contou em 2010, antes de descobrirem esse mais novo escândalo. Ele dizia que todo contrato fechado com a Petrobras tinha que ter um percentual de propina. Como a empresa alemã não pagava propina de jeito nenhum, meu amigo era obrigado a fechar negócio sempre com uma terceira empresa, uma empresa brasileira que pagava propina, e funcionava como intermediária pra que o petrolão pudesse rolar solto.

Esse meu amigo dizia algumas coisas engraçadas sobre nós. “Não posso confiar em brasileiros. Se 200 pessoas confirmam presença no meu evento, apenas cem aparecem. Por que confirmam presença, então?!”, me perguntava, sem entender.

Um inglês, no Brasil há anos, me disse uma vez: “Me parece que leis, no Brasil, são só sugestões. São apenas uma sugestão que você pode atender ou não, se quiser”. Mas fez uma ressalva: “Tirando futebol. Futebol, pra vocês, é coisa séria”.

Um outro amigo, esse italiano, tentou explicar nossa pátria da seguinte forma: “Na Alemanha, as leis valem para todos. Todos respeitam todas as leis. Na Itália, as leis não valem pra ninguém. Estamos sempre vivendo como se não houvesse lei. Se eu vejo um carro qualquer na calçada e um guarda o está multando, vou argumentar com o guarda que isso é injusto, que talvez o cara precisasse estacionar ali. Somos contra leis pra todo mundo”, disse o ragazzo.

“E no Brasil?”, perguntei.

“No Brasil, as leis valem pra todo mundo, menos pra você. O brasileiro está sempre indignado com a impunidade, mas quando é pego fazendo algo errado se revolta. As leis só valem pros outros, no Brasil.”

Meu amigo alemão voltou a morar na Alemanha. Liguei pra ele esses dias. “O que você está fazendo aí ainda?”, me perguntou. “Você está ganhando alguma vantagem?” Respondi que, tirando o pôr do sol e as caipiras, pouquíssimas. “Pra quem faz as coisas erradas, o Brasil é perfeito. Entendo quem é corrupto e mora no Brasil, é um paraíso. Agora, uma pessoa de bem morar aí? Por quê? Qual a razão?”

Vejam só, como estrangeiros não entendem nada mesmo de Brasil. “Porque somos burros, alemão! Burros!”, respondi. Ô, dificuldade desses gringos entenderem o brasileiro. Deus me livre.

Nenhum comentário: