terça-feira, 17 de novembro de 2015



17 de novembro de 2015 | N° 18358
ARTIGOS - GABRIEL WEDY*

O MUNDO DIZ NÃO AS EMISSÕES

As nações irão reunir-se nas próximas semanas em uma Paris de luto, após os covardes atos terroristas que chocaram o mundo, na aguardada COP 21, para a elaboração de um consenso sobre o corte nas emissões dos gases de efeito estufa. A intenção é substituir o Protocolo de Kyoto com a criação de metas mais arrojadas destinadas a combater o aquecimento global.

Neste cenário, acaba de ser divulgada pesquisa, elaborada pelo célebre Pew Research Center, na qual foram ouvidas quase 50 mil pessoas em 40 países. Os resultados apontam para o consenso da opinião pública mundial no sentido da necessidade da diminuição das emissões dos gases de efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas e pelos seus nefastos efeitos: aumento dos níveis dos oceanos; secas e enchentes mais frequentes e intensas; tempestades tropicais, furacões, ciclones e tornados mais violentos; novos refugiados ambientais; extinção de espécies, entre outros.

As mudanças climáticas estão causando imensos prejuízos sociais, ambientais e econômicos. Sim, a economia mundial pode encolher 3,2% até 2030, apenas em decorrência de eventos climáticos.

Os dados da pesquisa são elucidativos. Nos Estados Unidos 69%, na China 71% e no Brasil 88% dos entrevistados apoiam medidas para o corte nas emissões dos gases de efeito estufa.

Nos Estados Unidos 45% e na França 56% dos consultados afirmaram que o problema é muito sério. A maior preocupação dos povos, decorrente do aquecimento planetário, é o aumentos das secas.

Os receios sobre as conse- quências das mudanças climáticas, no entanto, são maiores na América Latina e na África. No Brasil, 70% das pessoas pesquisadas temem os efeitos do aquecimento global e 73% dos entrevistados responderam que o governo deve priorizar políticas públicas voltadas para a produção de energia limpa, notadamente eólica e solar.

O resultado desta pesquisa pode ser o prenúncio das metas que serão eleitas pelas nações em poucas semanas. A opinião pública mundial, atenta às evidências científicas, aponta para a necessidade da adoção de medidas de governança voltadas para o combate ao aquecimento global.

*Juiz federal, Visiting Scholar no Sabin Center for Climate Change Law da Columbia Law School

Nenhum comentário: