sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Jaime Cimenti

Casa Cor 2014, cadeira de barceiro e outros lances de guri

Ainda bem que os barbeadores elétricos, as modernas lâminas de barbear e a volta dos barbudos  à moda não conseguiu acabar com os velhos barbeiros e barbearias. Seria uma pena se nossos fígaros e suas espumas desaparecessem. Há uma tendência para a continuidade das barbearias, algumas com café e bar funcionando junto. Osmar Peixoto há 40 anos é barbeiro no Aeroporto Salgado Filho e escreveu o livro Cadeira de barbeiro, já em segunda edição. O ambiente dos cortadores de barba e cabelo sempre foi um reduto genuinamente masculino e a imortal cadeira de barbeiro é um dos objetos e símbolos mais importantes para meninos, rapazes e homens.

Na Casa Cor 2014, entre 45 ambientes assinados por 60 profissionais, a curadoria premiou o QG do Chef, do arquiteto Sandro Jasnievez e equipe, como o ambiente mais original. Premiação justa, merecida. É um amplo espaço próprio para diversão entre amigos, com espaço gourmet, um tecnológico home theater, adega e pátio com paisagismo e o principal: flamante cadeira de barbeiro, das antigas. Ela é do seu Bruno, profissional do corte, e foi cuidadosamente restaurada.

Muitos visitantes da Casa Cor aproveitam para sentar nela, que tem dispositivo para reclinar. Sentei, reclinei, lembrei do querido senhor Copini, em Bento Gonçalves, e de seus colegas, no salão, durante décadas atendendo garotos de 2 a 95 anos. Guarda-pó branco, gravata, mãos perfumadas, bem penteado, conversas amenas, jeito paternal, o Copini simbolizava a importância de sua atividade e ficou na memória carinhosa de gerações e gerações. O pai do meu amigo Léo Dischinger, aqui na Capital, tinha uma cadeira de barbeiro no lavabo da residência. O barbeiro Aparício ia lá.

A cadeira de barbeiro que o arquiteto Sandro nos oferece na Casa Cor é bem mais do que um original objeto de decoração, num ambiente bolado com criatividade. Ela é a recuperação e a permanência de um tempo, um espaço e uma atmosfera agadável que só os salões de barbeiro tinham e têm. Arquitetura legal é novidade, criatividade, beleza e utilidade, sem custos estratosféricos, de preferência tudo junto, tipo assim a cadeira de barbeiro e seu ambiente.

Vai lá, vai lá, até dia 28 de setembro, senta, reclina e, de olhos abertos ou fechados, relaxa,  sorri, pensa em coisas boas, conversa sobre amenidades,  mesmo que seja apenas por uns minutos.
Jaime Cimenti


Nenhum comentário: