quinta-feira, 11 de setembro de 2014


11 de setembro de 2014 | N° 17919
EMPREENDEDORISMO - CHANCE PARA APRENDER

Uma feira para transformar ideias em negócios lucrativos

FEIRA QUE COMEÇA hoje e vai até domingo em Porto Alegre tem programação voltada aos mais jovens, que querem dar os primeiros passos como empresário, e traz opções para investir

Quem começa a pensar em um novo negócio ou quer expandir o seu tem a oportunidade de se abastecer de informações e tomar coragem para dar o primeiro passo – ou ir mais longe. Começa hoje a Feira do Empreendedor, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Porto Alegre. Não há restrição de público, mas o foco é claro: jovens que dispensam o sonho de fazer carreira como empregados e querem tocar seu próprio negócio.

– Metade dos empreendedores brasileiros tem até 34 anos de idade, ou seja, são jovens, a maioria ainda na universidade ou recém- formados – afirma o presidente do Sebrae-RS, Vitor Koch.

Como era de se esperar, tecnologia e internet serão palavras recorrentes nos corredores do Centro de Eventos da Fiergs nos próximos dias. Exemplos de iniciativas que prosperam na rede mundial, ou que utilizam a web para divulgação, serão relatados em palestras e seminários. O Facebook, por exemplo, vai mostrar como micro e pequenas empresas podem potencializar seu negócio por meio de perfis comerciais, e como podem usar a rede como canal de marketing.

DESAFIO É REDUZIR O ÍNDICE DE FALÊNCIAS

Consultores irão mostrar, gratuitamente, como elaborar um plano de negócio, estudar oportunidades de mercado e lidar com a burocracia no registro e na contabilidade da empresa e na patente de produtos.

– A internet está cheia de oportunidades, inclusive para negócios tradicionais que podem complementar sua atuação na web, com e-commerce ou ampliação da cadeia de distribuição – analisa Viviane Ferran, gerente de atendimento do Sebrae-RS.

Conforme a especialista, a educação empreendedora pode ser o caminho para que o Brasil gere empreendimentos mais duradouros. No país, quase um terço dos negócios vão à falência antes de completar dois anos. Na maioria das vezes, o erro está na gestão.

– É preciso levar em conta todos aspectos envolvidos: a ideia, a oportunidade, os custos legais que terá pela frente, a previsão de investimento. Com um planejamento que contemple riscos e oportunidades, as chances de dar certo aumentam bastante – afirma Viviane.


Uma das principais atrações da feira são oportunidades de negócio para quem deseja empreender ou incrementar o negócio que já possui. Serão 80 expositores de várias regiões do Brasil com possibilidades para setores de indústria, comércio e serviços, especialmente em franquias.

Nenhum comentário: