segunda-feira, 15 de setembro de 2014


15 de setembro de 2014 | N° 17923
MOISÉS MENDES

Gaúchos e sbornianos

Escrevi na semana passada sobre a divisão criada na Sbórnia com o espetáculo Let’s Duet, que seria um plágio de Tangos & Tragédias. Como todo mundo tem opiniões categóricas sobre qualquer coisa, decidi ter a minha, porque o conflito é o que move a Sbórnia.

Defendi que o Tangos é um clássico e que os guris do Let’s Duet deveriam ser vistos como fãs – e não como cópias plagiadas – dos personagens criados por Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez.

Recebi ontem dois telegramas, autenticados, da Sbórnia. Todas as letras estão em maiúscula, claro, porque assim são os telegramas, e o primeiro diz o seguinte:

CARO MOISES, O GOVERNO DA SBORNIA TE SAÚDA E CONCORDA COM TUAS POSIÇÕES SOBRE A CLONAGEM. CLONES DE KRAUNUS E PLETSKAYA SERÃO ENVIADOS VIA MARÍTIMA CONFORME PEDIDOS!

E este é o segundo telegrama:

O CONTRAGOVERNO REVOLUCIONÁRIO DA SBORNIA CONSIDERA INACEITAVEL O DOWNLOAD LIVRE DE KRAUNUS E PLETSKAYA. ESTE EMAIL EXPLODIRAH ASSIM QUE CAPTURARMOS OS ATORES DO LET’S DUET!

E agora? É a discordância, muitas vezes bélica, que move também a cultura na Sbórnia e em muitos outros lugares. Falei com o Hique por mail, e ele não sabe de nada.

Combinamos que eu iria verificar a autenticidade dos telegramas e publicá-los. Aí estão. Prefiro ficar com a posição do governo sborniano.

Também recebi muitos mails sobre outro conflito, este aqui no Rio Grande do Sul. São sobre o que escrevi no fim de semana sobre o excesso de gauchismo e as reações ao casamento coletivo com gays em Livramento. Não queria e não quero contribuir com mais gritarias.

Gritarias são boas para debates rasteiros em redes sociais (não tenho nada contra debates em redes sociais, mas não levo em conta debates rasteiros).

Dos mails que recebi, nenhum, mas nenhum mesmo, sai fora do debate de ideias, contra e a favor do casamento gay e/ou do tradicionalismo. A maioria reflete sobre as tradições e faz pensar sobre como ainda nos consideramos, como a Sbórnia desgrudada do resto do mundo, uma ponta desgarrada do Brasil.

Essa condição meridional, do Sul profundo, explica boa parte das trincheiras em que buscamos proteção e respeito.

Aos que pensam assim e que discordam do que escrevi, quero dizer o óbvio: respeito quem se dedica ao culto do tradicionalismo. Mas não me sinto menos gaúcho por não exaltar o que seriam nossas tradições.

Esse debate deveria ser orientado menos pelo que gente como eu pensa disso tudo e mais pela angústia dos jovens que frequentam CTGs. É o que está presente na reportagem da Kamila Almeida, publicada por ZH, que já citei aqui.

O tradicionalismo entenderia melhor esses conflitos se prestasse atenção no que os jovens tradicionalistas, desencantados com os CTGs, disseram na reportagem da Kamila.

Eu sou um mero palpiteiro, sou ovelha apartada do resto do rebanho. Me sinto como um sborniano que um dia o Hique e o Nico teriam inventado.


O tradicionalismo precisa entender as ovelhas assustadas que ainda estão por perto.

Nenhum comentário: