segunda-feira, 15 de setembro de 2014


15 de setembro de 2014 | N° 17923
MARCELO CARNEIRO DA CUNHA

ERA UMA VEZ ONCE UPON A TIME

A própria frase “Era uma vez” já nos remete para um mundo ao mesmo tempo improvável e real, onde feijões mágicos sobem até as nuvens, meninas ferem o dedo e passam a dormir de forma permanente até a aparição de um príncipe encantado com um cartão American Express Platinum; bruxas más e bruxas normais voam de vassoura pelo céu estrelado e meninos evitam crescer simplesmente não querendo. Esse mundo cresce conosco e nunca nos abandona da mesma forma que a nossa infância nunca se vai de verdade. Por isso, os contos de fadas são tão eficazes na hora de nos fazer ouvir e querer mais.

Once Upon a Time é uma série baseada na relação entre nós, contos de fadas e essa incomodação também conhecida como realidade. Nela, pessoas de uma cidadezinha são personagens mágicos que pensam que são gente. Um menino apenas, que possui um livro e, portanto, tem poderes mágicos, será capaz de quebrar o encanto. Livros, como todos sabem, são encantados. Livros de contos de fadas, então, são encantados e turbinados.

Nossos personagens são o que são, sem saber, e precisam acordar sem contar com a ajuda de um príncipe. Claro que eles representam a nós, que adoraríamos jamais acordar, ou crescer. Por isso, a gente vê Once Upon a Time do jeito que vê, transformados em crianças.

No Netflix, estão as duas primeiras temporadas, creio. Vão, vejam e, aproveitando o embalo, encontrem e assistam a um grande filme de contos de fadas, A Princesa Prometida, uma beleza feita pelo Rob Reiner há um tempão. Nele, Peter Falk tenta entreter o netinho gripado usando nada mais do que um livro de contos de fadas.


Funciona, sempre funciona. Por isso, alegue um resfriado grave e não saia de casa. Fique aí mesmo, imerso no vasto mundo da melhor parte das nossas vidas, aquela em que a nossa imaginação é o que nos move, e não essa coisa chata, sem graça, inodora, insípida e incolor também conhecida como razão.

Nenhum comentário: