segunda-feira, 8 de setembro de 2014


08 de setembro de 2014 | N° 17916
DAVID COIMBRA

Um toma forma, o outro se desmancha

O time do Grêmio começa a tomar forma, enquanto o time do Inter se desmancha.

No sábado, o Grêmio foi protagonista de um grande jogo. Contra uma equipe que vinha de cinco vitórias, num Maracanã que rugia com os gritos de quase 60 mil flamenguistas, Luiz Felipe fez o que devia fazer sempre, seja em jogo no Rio, seja em Porto Alegre: escalou três volantes. Não quaisquer volantes: três volantes que sabem jogar bola. Esse Walace, um afro-brasileiro de quase dois metros de altura, esse é um achado de Felipão: volante macio e duro ao mesmo tempo, um dobermann na meia-lua.

O outro volante, Fellipe Bastos, tornou-se o iniciador de todas as jogadas de ataque e o líder técnico do time. E o terceiro, Biteco, tem força e categoria, tanta categoria que às vezes se torna temerário.

Para arrematar, Felipão colocou o zagueiro certo ao lado de Rhodolfo: Geromel, que corrigiu os defeitos da bola aérea. E o atacante de velocidade certo ao lado do centroavante: Dudu, que, escalado como o ponta que é, tornou-se o ponta que é: rápido, driblador.

Esse é o velho e bom Felipão. Está reconstruindo o Grêmio.

Já o Inter está se desintegrando diante dos olhos esbugalhados da sua torcida, e dizer que é diante da torcida não é força de expressão: nas últimas semanas, o Inter foi batido, dentro do Beira-Rio reformado, por Ceará, Bahia e, agora, Figueirense.

Repito: Ceará, Bahia e Figueirense, que são, exatamente, Ceará, Bahia e Figueirense, o terceiro mundo do futebol brasileiro.

Por Ceará e Bahia o Inter foi derrotado com facilidade, correu o risco de ser goleado. Ontem, o Figueirense não teve facilidade, mas a derrota foi mais grave, porque o Inter vencia por 2 a 0 até o intervalo. No recôndito do vestiário colorado, algo de muito sinistro aconteceu. E, no do Figueirense, a luz inundou a fronte de Argel, seu time voltou a campo rearranjado, deu uma pressionadinha e fez três gols.


É o terceiro fiasco do Inter contra três times médios, dentro de casa. As luzes vermelhas se acendem no Beira-Rio. E não são luzes de comemoração.

Nenhum comentário: