segunda-feira, 6 de dezembro de 2021


06 DE DEZEMBRO DE 2021
EM DIA

Queimar barcos. Mudar a vida

Podemos escolher alterar o curso da nossa vida

Há poucos dias li um instigante artigo de Tim Denning, famoso blogueiro australiano que inspira empreendedores pelo mundo e pode inspirar muitas vidas nestes exigentes tempos. Tim lembrou de uma atitude que teria sido tomada pelo conquistador Hernán Cortés, que, em 1519, chegou ao que foi denominado Novo Mundo. Cortés ficou conhecido por ter destruído o Império Asteca, conquistando o atual território do México para a Espanha. Logo que chegou, ordenou aos 600 homens que liderava que queimassem todos os barcos com os quais tinham chegado às Américas.

Queimando os navios, sabiam que não tinham como voltar. Era tomar a ilha ou morrer. O blogueiro usa esse ato para estimular pessoas a reinventar a vida, libertando-se do passado, sem olhar para o que já conquistaram. Queimar os barcos reduz as opções. Significa que temos que apostar tudo. Saber que, em um dado momento, podemos alterar o curso da nossa existência. Estes momentos não aparecem de repente. É preciso investir algum tempo explorando o que mais podemos fazer. A maneira como estamos vivendo é apenas uma. Existem muitas outras.

Experimentar pode nos ajudar a pensar e questionar construções fixas da realidade. Se nunca questionamos nada, ou nunca tentamos atividades diferentes, nossa mente começará a pensar da mesma maneira todos os dias, desconectada da chance de algo novo. Quando descobrimos que há maneiras de viver com menos estresse, menos peso, mais busca de conhecimento e experiência, ao lado de pessoas interessantes e com quem nos sentimos bem, criamos o momento "burn your boats". 

Sempre há a chance de as coisas não saírem como idealizamos. Mas e se funcionar? E se a vida que pensamos acontecesse se ousássemos eliminar as outras opções? Olharmos menos para os riscos e nos permitirmos mais, criando oportunidades. Podemos revisar muitos momentos da nossa trajetória e perguntar: "Como me saí até agora? Como foi e está minha vida? Dei tudo de mim? Queimei os barcos algumas vezes? Ou preferi não me arriscar? O que gostaria de tentar de novo?".

Eu sempre preferi novos desafios, em vez de me arrepender por não ter feito algo diferente. O momento de queimar os barcos faz a vida valer a pena. Abre outras possibilidades nas nossas mentes. Não precisamos ter pressa. Quando tivermos experiência suficiente sobre as possibilidades, podemos escolher alterar o curso da nossa vida. Cada um pode encontrar uma oportunidade para apostar em si mesmo.

ALFREDO FEDRIZZI | CONSELHEIRO E CONSULTOR

Nenhum comentário: