sábado, 17 de dezembro de 2011



IPO da Zynga: empresa arrecadou 1 bi antes de queda

É a maior abertura de capital de uma empresa de internet desde a do Google



A Zynga, produtora de games sociais como FarmVille e CityVille (acima), abriu capital nesta sexta-feira (Reprodução)

A Zynga – produtora de games sociais como FarmVille e CityVille – abriu capital nesta sexta-feira. Na oferta inicial de ações (IPO), seus títulos terminaram em queda – começaram a ser vendidas por 10 dólares (18 reais), se valorizaram 10% e caíram a 9,90 dólares.

Depois que a ação passou a ser negociada no pregão com o símbolo ZNGA, a empresa arrecadou 1 bilhão de dólares (1,8 bilhão de reais) como esperado. É a maior abertura de capital de uma empresa de internet desde que o Google arrecadou 1,9 bilhão de dólares (3,5 bilhões de reais) em 2004.

Inicialmente, 100 milhões de ações foram disponibilizadas, de um total de 700 milhões. O IPO estabeleceu o valor da empresa: 7 bilhões de dólares (13 bilhões de reais).

As aberturas de capital de empresas de internet não andam muito animadas. Entre os IPOs mais recentes, apenas o Groupon – que conseguiu 700 milhões dos 750 milhões de dólares planejados – e o LinkedIn foram bem-sucedidos.

Dentre as empresas do ramo que abriram capital nos Estados Unidos a partir de 2010, 60% estão trocando ações abaixo do preço de oferta. Foi o que constatou o analista Kevin Pleines, da Birinyi Associates, empresa que pesquisa o mercado de ações.

A espectativa é de que o aguardado IPO do Facebook, previsto para 2012, ajude a reanimar as aberturas de capital de empresas de internet.

Nenhum comentário: