quarta-feira, 28 de dezembro de 2011



28 de dezembro de 2011 | N° 16930
JOSÉ PEDRO GOULART


Ciscando para trás

Dou uma olhada na agenda de compromissos que fiz no final do ano passado e, considerando o que faltou cumprir, acho que esse ano não precisaria fazer uma nova. De qualquer maneira, com o mundo prestes a acabar, velhas decisões não se encaixam na rotina que se avizinha. Portanto, se não dá para olhar pra frente, melhor olhar pra trás.

Biutiful, do Iñárritu; A Pele que Habito, do Almodóvar; A Árvore da Vida, do Malick; a edição número 7 da Serrote; Atado de Ervas, da Ana Mariano; A Vida Segundo Peanuts, by Schulz (L&PM), Nova Antologia do Conto Russo, da 34; Nó na Orelha, do Criolo; Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel Bá.

Lana Del Rey, uma estrela sobe; outra se apaga, Amy Winehouse. O médico de Michael Jackson é condenado por homicídio culposo. Os 104 do Niemeyer. Kim Jong-il morre incensado, aparentemente, pelo povo na Coreia do Norte; Kadafi é morto e empalado por rebeldes na Líbia. A repulsa ao sexo: assédio de Dominique Strauss-Kahn lhe tira do FMI e da cena política.

Crise na zona do euro estremece a economia do planeta. William e Kate, um conto de fadas do novo século. Liberado o casamento gay no Brasil. O Brasil ultrapassa o Reino Unido e já é a sexta economia global.

Tsunami no Japão; cinzas do vulcão chileno; Galvão Bueno oficializa o UFC. Santos toma um vareio histórico do Barcelona. Sócrates declara no Fantástico que tem cirrose por conta do alcoolismo; Sócrates morre. Chávez revela que tem câncer; Lula revela que tem câncer; caem sete ministros de Dilma por conta de denúncias na imprensa.

A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr., esgota em menos de uma semana nas livrarias sob o silêncio de grande parte da mídia. Dez anos do 11 de Setembro. Tropas americanas retiram-se do Iraque sem qualquer armamento nuclear descoberto. A Nasa anuncia a última missão tripulada.

As redes sociais revelam luto em cada canto do mundo pela morte de Steve Jobs. Osama bin Laden é capturado e morto; em seu cativeiro são encontradas garrafas de Coca-Cola e filmes pornográficos; seu corpo desaparece. A primavera árabe derruba ditadores.

Pela maconha e por protestos contra violência da polícia, estudantes ocupam a reitoria da USP. Occupy Wall Street, o movimento se alastra. A personalidade do ano, segundo a revista Time, é “O Manifestante” (“The Protester”). Facebook bate recordes de usuários. Sandy revela para a revista Playboy que “É possível ter prazer anal”. Físicos próximos de descobrir a “partícula de Deus”. Rafinha Bastos é eleito a personalidade mais influente do mundo no Twitter.

Enquanto os restos do cadáver daquilo que um dia foi um peru de Natal ainda jazem na geladeira, começam os preparos da carne de porco para Ano-Novo. A tradição manda que não se coma bichos que cisquem para trás na virada, mais uma na contabilidade da existência. Quem sabe a última. Aproveitemos.

Nenhum comentário: