quarta-feira, 21 de dezembro de 2011



21 de dezembro de 2011 | N° 16924
NÍLSON SOUZA | NÍLSON SOUZA - INTERINO


La “U”

Ouvi tantos elogios à equipe da Universidad de Chile, que conquistou recentemente a Copa Sul-Americana depois de deixar pelo caminho Vasco e Flamengo, para decidir o título com a LDU do Equador, que resolvi consultar os vídeos dos últimos jogos do time chileno.

Vi um time de muita movimentação, de toques rápidos e ocupação de espaços, mas ainda longe do futebol total praticado pelo Barcelona, comparação que já anda sendo feita neste lado do planeta.

Com mais de 30 jogos de invencibilidade e orientada pelo argentino Jorge Sampoli, discípulo de Marcelo Bielsa, La “U” é realmente uma equipe forte, baseada principalmente na força e na objetividade de seu craque Eduardo Vargas, que já foi contratado pelo Napoli da Itália. Vargas e Castro atuam na frente, pelos dois lados da área adversária, deslocando-se constantemente para o meio num revezamento perfeito com o centroavante Lorenzetti.

O ataque é o setor mais poderoso da equipe chilena, mas percebe-se a orientação de compactação, de pressão para tirar a bola do adversário e, principalmente, de extrema rapidez para chegar na frente. Não é o Barça, mas sabe jogar esse novo campeão sul-americano.

Gre-Nal

O Grêmio ofuscou a apresentação de Marcelo Moreno ao aproveitar o momento para anunciar a surpreendente contratação do zagueiro Sorondo, que havia sido dispensado pelo Inter por causa de sucessivas contusões. O fator Gre-Nal abafa qualquer notícia. Agora começa aquela torcida que todos conhecemos bem, da flauta contra a secação.

A dupla do Inter

Com Dagoberto e Leandro Damião, o Internacional terá uma dupla de atacantes tão ou mais qualificada do que a que está sendo formada pelo Grêmio, com Kleber e Moreno. A dupla está invertendo aquela lógica de que a formação de um bom time começa pela defesa. Mas os atacantes, por melhor que sejam, precisam ser municiados.

Continuidade

Mano Menezes reconhece que o Barcelona está jogando o melhor futebol do planeta e aproveita para lembrar que o time catalão só chegou a esse estágio por causa da continuidade de um projeto que vem sendo executado há mais de 30 anos. No Brasil, todos sabemos, ainda predomina o imediatismo dos resultados.

Ciclo

O futebol dá voltas. O advogado Léo Iolovitch lembra que uma das frases célebres do folclórico técnico Gentil Cardoso (1906/1970), pernambucano que treinou vários clubes cariocas (todos os grandes) e até a Seleção Brasileira na década de 60, encaixa-se perfeitamente no esquema do Barcelona: “Quem pede recebe, quem se desloca tem preferência”.

Capa

D’Alessandro, melhor jogador do Inter numa temporada em que Leandro Damião foi considerado a revelação, é a capa da última Revista Goool, editada em Porto Alegre, que se encaminha para igualar a idade do jogador colorado: 30 anos.

Nenhum comentário: