quinta-feira, 15 de dezembro de 2011



15 de dezembro de 2011 | N° 16918
ILHAS DE PROSPERIDADE


Municípios que venceram a crise

Em 2009, quando país e Estado enfrentaram retração econômica, algumas cidades gaúchas obtiveram crescimento notável

Municípios que produzem e beneficiam fumo estão entre os que garantiram crescimento em meio às intempéries da economia em 2009. Naquele ano, Santa Cruz do Sul foi o que mais cresceu entre os 10 primeiros do ranking do Produto Interno Bruto (PIB) no Estado.

Cidades com forte atuação no setor, Venâncio Aires, Canguçu, Santa Cruz do Sul, Candelária e Cachoeirinha, também tiveram crescimento nominal (sem descontar a inflação) acima de 15%, informou a Fundação de Economia e Estatística (FEE). Em 2009, houve resultado negativo na economia do país (-0,6%) e do Estado (-0,8%), considerado o PIB real (descontada a inflação). Mesmo observada a diferença, o desempenho de muitos municípios gaúchos superou a retração.

– A variação no preço do fumo e a grande quantidade vendida resultaram em aumento de participação desses municípios – explica Jéfferson Colombo, economista da FEE.

Santa Cruz do Sul, onde produção, processamento e industrialização de tabaco respondem por 70% do PIB, expandiu-se 30,2% em 2009. Subiu duas posições no ranking das mais ricas do Estado, passando da 10ª para a oitava colocação, superando Pelotas e Passo Fundo.

Coordenador de pesquisa da indústria de tabaco JTI, Dionatan Edie Hermes trabalha na empresa há cinco anos. Atuando no centro de desenvolvimento inaugurado neste ano, está ainda mais entusiasmado com os negócios na região. Mário Rabuske, presidente da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo, pondera que a boa situação de Santa Cruz do Sul espalha crescimento.

– Com mais dinheiro, as pessoas consomem mais, atraindo novos investimentos – observa Rabuske.

Conforme a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na safra do primeiro semestre de 2009, os preços haviam subido 13,2%. Em 2010 e 2011, as altas foram de 8% e 2%, respectivamente. Em 2012, o aumento deve ficar entre 4% e 9,9%.

O levantamento da FEE mostra que cidades com forte atividade industrial apresentaram, em geral, desempenhos positivos em 2009. O movimento de descentralização da economia gaúcha em 2008 deu um passo atrás no ano seguinte.

Os 40 municípios mais ricos do Estado passaram a concentrar 70% do PIB. No ano anterior, a proporção era de 68,7%.

Linda quinta-feira para você

Nenhum comentário: