05
de dezembro de 2012 | N° 17274
ARTIGOS
- Solange Medina Ketzer*
Tecnologias em sala de
aula
Um
desafio presente no dia a dia das instituições de ensino tem sido a
incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) à sala de aula.
Na sociedade do conhecimento, interconectada em redes de crescente
complexidade, viabilizadas por recursos tecnológicos sempre mais aperfeiçoados,
cabe à universidade exercer um papel de liderança.
A
expansão do uso desses recursos na aula universitária emerge como uma
necessidade que, ao se concretizar, pode contribuir para a qualificação da ação
educativa, uma vez que permite aproximar a academia da cultura dos jovens, cada
vez mais “tecnologizados”.
Sabemos
que não basta incorporar recursos tecnológicos de última geração para a
qualificação do ensino. Para além da sala de aula equipada, é necessário que
haja uma proposta pedagógica que dê sustentação ao trabalho realizado com os
estudantes. Tal afirmação ganha relevância, já que as TICs, ao democratizarem o
acesso à informação e à ampliação das alternativas de interação entre os
sujeitos, problematizam as relações tradicionalmente exercidas entre professor
e alunos.
Neste
contexto, a aula universitária é ressignificada como um ambiente de ação
investigativa, em que as respostas serão sempre provisórias e o questionamento
será fundamental para orientar o processo de conhecimento, tendo em vista a
autonomia intelectual dos estudantes.
Para
tanto, a expansão do uso das TICs abre um campo de possibilidades e de desafios
para ressignificar a aprendizagem. As TICs são potencialmente transformadoras e
podem produzir um diferencial na mediação pedagógica, criando condições para
ampliar interações em maior escala, a partir do uso de diferentes linguagens e
de incentivo à mobilidade, contribuindo para o protagonismo docente e discente.
Para
tal, não basta adquirir computadores e entregá-los aos alunos. A PUCRS está
desenvolvendo um conjunto de ações, como a criação do Laboratório de
Tecnologias para Aprendizagem em Rede (LabTear), que será inaugurado neste dia
5 de dezembro. O LabTear se destina à produção de metodologias que incorporem o
uso de TICs, visando à aprendizagem colaborativa e redes de conhecimento.
Na
experiência já em andamento com algumas faculdades que integram a fase
prototípica do LabTear, investigam-se suas repercussões para o ensino e para a
aprendizagem, constituindo-se como um espaço multidisciplinar, gerador de
conhecimentos sobre a aula universitária. Tal iniciativa foi precedida pela
criação, em 2009, do Laboratório de Aprendizagem (Lapren), espaço para apoio
pedagógico individualizado e/ou em grupo, para atender a necessidades
específicas por meio de objetos de aprendizagem, oficinas e monitoria, tendo em
vista o desenvolvimento da autonomia intelectual.
*PRÓ-REITORA
DE GRADUAÇÃO DA PUCRS
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