quarta-feira, 5 de dezembro de 2012



05 de dezembro de 2012 | N° 17274
ARTIGOS - Solange Medina Ketzer*

Tecnologias em sala de aula

Um desafio presente no dia a dia das instituições de ensino tem sido a incorporação das tecnologias da informação e comunicação (TICs) à sala de aula. Na sociedade do conhecimento, interconectada em redes de crescente complexidade, viabilizadas por recursos tecnológicos sempre mais aperfeiçoados, cabe à universidade exercer um papel de liderança.

A expansão do uso desses recursos na aula universitária emerge como uma necessidade que, ao se concretizar, pode contribuir para a qualificação da ação educativa, uma vez que permite aproximar a academia da cultura dos jovens, cada vez mais “tecnologizados”.

Sabemos que não basta incorporar recursos tecnológicos de última geração para a qualificação do ensino. Para além da sala de aula equipada, é necessário que haja uma proposta pedagógica que dê sustentação ao trabalho realizado com os estudantes. Tal afirmação ganha relevância, já que as TICs, ao democratizarem o acesso à informação e à ampliação das alternativas de interação entre os sujeitos, problematizam as relações tradicionalmente exercidas entre professor e alunos.

Neste contexto, a aula universitária é ressignificada como um ambiente de ação investigativa, em que as respostas serão sempre provisórias e o questionamento será fundamental para orientar o processo de conhecimento, tendo em vista a autonomia intelectual dos estudantes.

Para tanto, a expansão do uso das TICs abre um campo de possibilidades e de desafios para ressignificar a aprendizagem. As TICs são potencialmente transformadoras e podem produzir um diferencial na mediação pedagógica, criando condições para ampliar interações em maior escala, a partir do uso de diferentes linguagens e de incentivo à mobilidade, contribuindo para o protagonismo docente e discente.

Para tal, não basta adquirir computadores e entregá-los aos alunos. A PUCRS está desenvolvendo um conjunto de ações, como a criação do Laboratório de Tecnologias para Aprendizagem em Rede (LabTear), que será inaugurado neste dia 5 de dezembro. O LabTear se destina à produção de metodologias que incorporem o uso de TICs, visando à aprendizagem colaborativa e redes de conhecimento.

Na experiência já em andamento com algumas faculdades que integram a fase prototípica do LabTear, investigam-se suas repercussões para o ensino e para a aprendizagem, constituindo-se como um espaço multidisciplinar, gerador de conhecimentos sobre a aula universitária. Tal iniciativa foi precedida pela criação, em 2009, do Laboratório de Aprendizagem (Lapren), espaço para apoio pedagógico individualizado e/ou em grupo, para atender a necessidades específicas por meio de objetos de aprendizagem, oficinas e monitoria, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia intelectual.

*PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA PUCRS

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