21
de dezembro de 2012 | N° 17290
VOO
ALTO
Plano para reativar aviação
regional
No
Estado, serão R$ 310,8 milhões para 15 aeroportos, o que inclui a construção de
terminais em Caxias e Santa Vitória do Palmar
O
Rio Grande do Sul receberá R$ 310,8 milhões do governo federal para pavimentar
pistas, equipar com novos dispositivos de segurança e reformar os terminais de
13 aeroportos regionais. O Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos,
anunciado ontem pela presidente Dilma Rousseff, contempla, ainda, a construção
de aeroportos em Caxias do Sul e Santa Vitória do Palmar.
Com
objetivo de reativar o uso de aeroportos regionais, há 40 anos subutilizados no
país, o programa prevê o aporte de R$ 7,3 bilhões em 270 terminais em cidades
pequenas e médias nos próximos três anos. No Rio Grande do Sul, o maior projeto
será a construção do aeroporto Vila Oliva, em Caxias, que deverá absorver R$
200 milhões, estima a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), que
forneceu a lista de investimentos prioritários para a Secretaria de Aviação
Civil (SAC) elaborar o programa.
–
Vínhamos negociando com o governo federal investimentos em 22 aeroportos
regionais. Os mais críticos foram contemplados – afirma o diretor do
departamento aeroportuário da Seinfra, Roberto de Carvalho Netto.
Especialistas
estimam ser necessário entre R$ 5 milhões e R$ 8 milhões para deixar em boas
condições aeroportos de pequeno e médio porte. O investimento total nos
terminais gaúchos poderá ser reforçado com até R$ 90 milhões em contrapartida
em verbas estaduais. Em projetos de infraestrutura, é comum que o Estado
complemente em até 30% aportes da União, embora ainda não haja definição
oficial dessa participação.
– Com
estes recursos, conseguiremos resolver os principais entraves que prejudicam a
aviação regional – analisa Carvalho.
Carentes
de investimentos e sob baixa demanda de passageiros, os aeroportos de pequenas
e médias cidades gaúchas perderam grande parte dos voos comerciais ao longo dos
últimos anos.
Azul
tem interesse em rotas no interior gaúcho
A
perspectiva de melhoria em pistas e terminais anima empresas de aviação. A
Azul, que hoje no Estado voa para Caxias do Sul e Porto Alegre, vê potencial em
cidades como Santa Maria, Rio Grande e Santo Ângelo, desde que os aeroportos
ofereçam condições adequadas.
–
Para que haja voos regionais, é preciso que as pistas tenham pavimentação e
extensão dentro das normas, haja iluminação para operações à noite e as
prefeituras controlem construções em torno dos aeroportos – explica o diretor
da Azul, comandante Régis Brito.
Em
fevereiro, a empresa deve começar a voar entre Porto Alegre e Pelotas com um
ATR-72, para 70 passageiros. O plano original era fazer a rota com um avião
para 120 pessoas, mas foi revisto por que o aeroporto de Pelotas não oferecia
condições de segurança para aeronaves médias.
Professor
da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Ênio Dexheimer alerta que outro
desafio para ativar a aviação regional é a quantidade de usuários. Embora os
preços das passagens aéreas tenham caído nos últimos anos, há dúvidas quanto à
demanda nos voos regionais.
erik.farina@zerohora.com.br
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