quarta-feira, 2 de julho de 2025


A Sala do Bispo

A essência do conceito de Sala do Bispo (doravante SdB) é o luxo de se ter espaço dentro de casa sem usar. Trata-se de um lugar que espera uma visita muitíssimo importante (o bispo), ou será palco de uma recepção daquelas que acontecem, justamente, a cada morte de bispo. Logo, a dita sala é um espaço praticamente não habitado.

Busque memórias de infância e encontre os espaços vazios e solenes na casa dos avós, bisavós. Geralmente, com armários onde os cristais estão expostos. Embora existisse mais no passado, a SdB não está em extinção.

A SdB atual tende a ter ares de um mausoléu, tapetes brancos, sofá branco, mesa de centro toda em vidro (objetos frágeis são necessários). Isso explica esses sofás claros e caros, que ninguém em juízo completo compraria, que você encontra em loja de móveis. Desfeito o mistério, são móveis para SdB.

Embora as SdBs sejam claras no estofamento, as paredes brancas nuas, minimalistas, são mantidas na penumbra, numa ode ao lado escuro da Lua e da psiquê humana.

Existe também a versão SdB Museu (SdBM), ela barroca, feita de móveis antigos, falsos ou verdadeiros. Tudo lembra o Império, possuem uma fragrância delicada de flores mortas, mofo e óleo de peroba egípcio. Nelas, daria para receber um Bragança ressuscitado.

Naturalmente, são territórios interditados a crianças e animais. Nem é preciso aviso: os pequenos (e os peludos) intuem a hostilidade invisível, como se ondas cósmicas de tabu os repelissem.

Além da função ostentação, para pessoas com sensibilidade obsessiva, a SdB é o refúgio da utopia, onde a limpeza e a organização reinam. O último reduto da ordem imaculada - um farol de esperança contra o caos do resto da casa.

Existe quem opte pela Cozinha de Bispo (CdB) versão masculina e upper class, invariavelmente em coberturas, com panelas Le Creuset jamais tocadas por azeite. O hobby do proprietário seria cozinhar, embora nunca tenha sido flagrado em tal ofício.

Tendência recente, o Closet do Bispo (CdB), nas suas versões CdB2, CdB3 e CldB4, vem bombando. O número assinala quantas reencarnações seriam necessárias para usar toda a roupa acumulada no closet.

E você tem dinheiro o suficiente para ter uma SdB? 

MÁRIO CORSO 

Nenhum comentário: