sexta-feira, 18 de julho de 2025


18 de Julho de 2025
MARCO MATOS

Querido amigo

Perdoe-me por ser piegas, brega ou o que for, mas amigo é pra se guardar do lado esquerdo do peito. Nas intempéries da vida, a amizade se mostra porto seguro. É o que permanece depois das curvas. É quem a gente escolhe.

Ter amigos é a maior bênção de viver em sociedade. Amigo briga, xinga, se afasta! Vai embora, mas volta sem o rancor de um amor desfeito. Se eu pudesse dar um conselho para o Marco de 18 anos de idade seria: "aproveite as amizades, dedique tempo e afeto".

A gente, às vezes, pisa na bola. É comum ao tornar-se adulto. É trabalho demais, a rotina em casa exige muito, dá vontade de viver mais isolado... Mas e quando tudo desmorona? Não estou substituindo o imenso valor que a família tem, mas é diferente.

Mãe, pai, irmã, irmão são eternos, mas, na boa, a maior parte do tempo na vida adulta a gente passa ou com quem a gente namora/casa ou com os amigos. O que acontece é que quando uma relação termina a pessoa vai automaticamente para o fim da fila de prioridades na tua vida, já os amigos permanecem.

São eles também os nossos cúmplices. Aos amigos cabe a tarefa de defender, de jogar junto, de viver o melhor da vida e de segurar as pontas nos momentos de dor.

Que feliz eu sou por saber que tenho bons amigos, não são muitos - talvez eu não consiga encher um ônibus - mas são minha terra firme.

Um tempo atrás reencontrei, depois de uns 10 anos, uma grande amiga do tempo de escola. Conversamos como se estivéssemos em um intervalo da aula. Os anos distantes não tiraram o carinho que mantivemos entre nós. Que outra relação seria capaz de suportar tamanho golpe? Apenas bons amigos permanecem te cuidando por anos a fio de desencontros.

Aproveite esse fim de semana. Pega teu telefone, liga pra um amigo. Diz que você ama ele. Conta algo que aconteceu contigo essa semana, marca um café. Envia pra ele um presente, aparece de surpresa no trabalho dele.

Poste nas tuas redes fotos com teus amigos. Essas, dificilmente tu terás que apagar um dia.

Já bem canta o Emicida:

"Quem tem um amigo tem tudo.

Se a bala come, mano, ele se põe de escudo.

Pronto pro que vier memo a qualquer segundo.

É um ombro pra chorar depois do

fim do mundo". 

MARCO MATOS

Nenhum comentário: