terça-feira, 29 de julho de 2025


Dois pesos, duas medidas

Tudo indica que a imposição de tarifas pela ditadura de Nicolás Maduro a produtos brasileiros, na faixa de até 77%, não foi uma retaliação pontual do governo venezuelano ao fato de o Brasil não ter reconhecido a vitória do soberano do Palácio de Miraflores. Tratou-se, mesmo, de uma barbeiragem aduaneira. O Itamaraty pediu explicações à embaixada brasileira em Caracas e concluiu-se que foi um erro de sistema.

Já havia gente, por aqui, colocando no mesmo balaio a ameaça de tarifaço de Donald Trump e a suposta ação venezuelana. Mesmo que fosse verdade a manobra de Maduro, não havia nada em comum.

Em 2024, o comércio entre o Brasil e a Venezuela atingiu US$ 1,6 bilhão, sendo US$ 1,2 bilhão em exportações brasileiras, o que representa apenas 0,4% do total exportado pelo país. Entre os principais produtos comercializados estão açúcares e melaços, produtos comestíveis, e milho.

No mesmo ano, as exportações brasileiras para os Estados Unidos totalizaram US$ 40,3 bilhões. O país de Trump é o segundo principal destino dos produtos brasileiros - atrás apenas da China.

Ou seja, no caso venezuelano, não haveria impacto estrutural significativo na balança comercial, envolveria produtos pontuais e teria menor alcance e impacto geoeconômico. O "tarifazo" de Maduro, caso se confirmasse, atingiria principalmente o setor produtivo de Roraima. O de Trump, mais vivo do que nunca, é um abalo sísmico na economia nacional. São dois pesos, duas medidas. _

Ato em Porto Alegre

A União Estadual dos Estudantes (UEE) do RS, filiada à União Nacional dos Estudantes (UNE), está programando para a próxima sexta-feira um ato contra o tarifaço do presidente americano, Donald Trump, e em defesa da soberania nacional. O encontro ocorrerá às 18h, na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre.

O movimento procura reunir Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) das universidades da Capital, bem como centros acadêmicos, centrais sindicais, sindicatos e partidos políticos do campo progressista.

Conforme a organização do evento, a ideia é que o ato supere diferentes ideologias políticas e busque conscientizar a população sobre o debate que atinge diretamente a população. _

Argentinos liberados do visto?

Enquanto Donald Trump endurece as políticas migratórias dentro dos Estados Unidos, o presidente da Argentina, Javier Milei, reuniu-se ontem com a secretária do Departamento de Segurança americana, Kristi Noem, para dar início a um processo para que argentinos entrem nos Estados Unidos sem a necessidade de visto.

Em comunicado da presidência argentina divulgado nas redes sociais, o país teria iniciado o processo de incorporação do Visa Waiver Program - o chamado VWP -, que permitiria "que milhões de argentinos possam viajar aos Estados Unidos por turismo ou negócios sem necessidade de visto, posicionando a Argentina em um seleto grupo de países com este privilégio".

O encontro entre Milei e Kristi ocorreu na Casa Rosada, onde ambos dialogaram sobre os avanços das cooperações bilaterais, segurança externa e a "luta contra o terrorismo".

A solicitação constitui o primeiro passo para o processo. A nota da presidência ainda afirma que "o início deste processo é uma clara mostra do excelente vínculo entre o presidente Javier Milei e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump". _

A coluna foi atrás do número de gaúchos monitorados por tornozeleira eletrônica. São 11.915 em todo o Estado. Destes, 11.464 equipamentos são acompanhados pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo. Já outros 451 são monitorados pela Secretaria da Segurança Pública.

Turistas para o inverno gaúcho

Depois de focar no mercado nacional, o governo do RS busca turistas de países do Mercosul e da Colômbia para o inverno. A ideia é mostrar o Estado como local acolhedor, seguro e resiliente.

Com investimento de R$ 40 milhões, a Secretaria de Turismo do RS (Setur) terá como parte da campanha o envio de comitiva para o Meeting Brasil Mercosul, entre os dias 4 e 13 de agosto em cinco países: Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Colômbia.

O governo tem se preocupado em mostrar o RS como Estado que está conseguindo se reerguer após a enchente de 2024. Mais do que a Serra, local já conhecido nacional e internacionalmente, a Setur pretende valorizar atrativos de outras regiões, durante o inverno - como os Vales, a Capital, o Litoral e a Fronteira.

Neste ano, a Setur oferecerá mesas de atendimento nas rodadas de negócios para as operadoras Brocker e Giordani Turismo - selecionadas com base em critérios técnicos do Sebrae RS - que irão comercializar novos roteiros e produtos turísticos diretamente com operadores locais. A comitiva terá agendas com embaixadas dos países visitados, em articulação com o Comitê Visit Brasil. Uma das iniciativas prevê convites para jornalistas desses países para conhecer o Estado e produzir reportagens. _

Estado adia evento internacional

O governo do RS decidiu adiar a realização do seminário internacional Águas em Transformação: Diálogos Globais para Resiliência e Cooperação, iniciativa do Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco, que seria em setembro, na Capital.

O evento precederia a COP30, em Belém, e teria presença de mais de mil pessoas, representantes de 35 países e de 300 prefeituras brasileiras.

O seminário no RS havia sido uma das conquistas da viagem do governador Eduardo Leite a Paris, a convite da Unesco, no início de julho. À coluna, o governo informou que o evento foi adiado por conflito de datas com outras iniciativas nacionais e internacionais pré-COP30. _

Campanha reforça resiliência do RS

Nesta semana, deve começar a aparecer nos materiais de divulgação do governo do Estado a nova frase conceito do Plano Rio Grande, o Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do RS, que propõe medidas para atenuar impactos da enchente de 2024.

A fase 1 teve como slogan "O plano é um só, tornar o RS ainda mais forte".

Agora, na fase 2, o conceito será "A grande obra é proteger você".

A ideia é reforçar a imagem do Estado como um ambiente seguro - não apenas para as pessoas, mas também para turistas e investimentos.

Os spots publicitários e outdoors ainda estão sendo preparados. _

INFORME ESPECIAL 

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