terça-feira, 22 de julho de 2025


22 de Julho de 2025
NÍLSON SOUZA

Acordou!

Paulo Sant?Ana costumava dormir na sala dos editorialistas de Zero Hora (e em outras dependências da empresa onde houvesse um sofá ou uma cadeira mais confortável). Mas o nosso cantinho isolado da Redação tornou-se o seu espaço preferido depois que a editora-chefe Marta Gleich mandou colocar lá uma poltrona reclinável, comprada especialmente para ele tirar as suas sonecas vespertinas depois do Sala de Redação e antes de produzir suas inspiradas colunas para o jornal.

Quando dormia um pouco além da conta, cabia a mim acordá-lo - e, invariavelmente, antes de passar do sono à vigília, ele resmungava uma frase do cronista carioca Antônio Maria:

Se eu estiver dormindo, me deixa dormir. Se eu estiver morto, me acorde!

Tanto repetiu a citação que pedi aos colegas da Editoria de Arte para imprimir um cartaz com a frase e afixei-o na parede de seu dormitório improvisado. Virou atração para os visitantes eventuais e tema óbvio para fotografias. Pois agora, oito anos depois da sua morte, a brincadeira virou realidade: Sant?Ana foi despertado de seu sono eterno pelo jornalista e escritor Márcio Pinheiro e pelo empresário Fernando Ernesto Corrêa. Os dois se dedicaram nos últimos meses à produção do livro Paulo Sant?Ana - O Gênio Indomável, edição da AGE, que será lançado oficialmente a partir das 18 horas de hoje, na livraria A Página, do Shopping Praia de Belas.

Sant?Ana ocupou durante mais de três décadas os principais espaços dos veículos de maior audiência do Rio Grande do Sul. Como acontecia com suas colunas, tive a honra de ser um dos primeiros leitores do livro e posso assegurar que o paciente trabalho de pesquisa e o texto de Márcio Pinheiro retratam fielmente a vida, a obra, as paixões, as loucuras, as sacadas e as polêmicas protagonizadas pelo comunicador mais popular do Estado.

O recorte biográfico também resgata frases talentosas e inesquecíveis do cronista, como a sua justificativa para os costumeiros conflitos entre os participantes do programa Sala de Redação: "Aqui todas as brigas são reais. Fingidas são as reconciliações".

Acordaram o homem! 

NÍLSON SOUZA

Nenhum comentário: