
DESCONTOS INDEVIDOS
Descontos indevidos. Prazo para pedir ressarcimento do INSS começa hoje. Pagamentos se iniciam a partir de 24 de julho. Ministro da Previdência e presidente do instituto detalharam cronograma, valores e adesão
Aposentados e pensionistas que contestaram descontos indevidos de mensalidades de associações e sindicatos podem, a partir de hoje, aderir ao acordo proposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para receber o ressarcimento. Os pagamentos começam em 24 de julho.
A informação foi dada ontem pelo ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, em entrevista coletiva.
- As primeiras pessoas aptas a usar essa funcionalidade são as que contestaram e não tiveram resposta em 15 dias - disse Waller.
Ele acrescentou que mais de 1,8 milhão já estão aptos a usar a ferramenta ou ir aos Correios.
- Os primeiros 100 mil (beneficiários) serão pagos no dia 24 de julho, e assim sucessivamente - disse o ministro.
Os pagamentos serão feitos diariamente, e o presidente do INSS avalia que todos que contestaram serão pagos já no primeiro mês.
A adesão é gratuita e necessária para que o beneficiário receba a devolução direto na conta, sem precisar recorrer à Justiça.
Não é preciso enviar documentos extras, e o valor será depositado automaticamente na conta na qual o beneficiário recebe o benefício.
Novembro
Quem ainda não contestou descontos associativos considerados indevidos pode fazê-lo pelo aplicativo Meu INSS, ligando para a central telefônica 135 ou indo pessoalmente a uma agência dos Correios. Novas contestações serão aceitas pelo menos até 14 de novembro de 2025.
O INSS já recebeu 3,8 milhões de contestações. Cerca de 3 milhões ficaram sem resposta das entidades associativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário