sábado, 5 de agosto de 2017


Rita Lee, Christina Applegate e Sharon Osbourne também fizeram mastectomia

PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO

Atualizado às 09h52.
Em outubro de 2012, a atriz Christina Applegate, 40, falou sobre as dificuldades de uma mastectomia dupla em 2008, após ser diagnosticada com câncer de mama. Além dela, a cantora Rita Lee e Sharon Osbourne também se submeteram ao processo cirúrgico.

"Eu sindo falta dos meus seios extraordinários, às vezes", disse ela à revista "More". "O bom foi que divulgamos toda essa informação, mas falar sobre os fatos da doença, eu não tinha que ver o que estava acontecendo comigo. Quando [as notícias] diminuíram, tudo aquilo desmoronou", disse ela na época.
Jamie McCarthy/Getty Images/AFP
A atriz Christina Applegate
A atriz Christina Applegate
Seguindo o exemplo de Applegate, em um artigo publicado nesta terça-feira (14) pelo jornal "The New York Times", atriz Angelina Jolie, 37, confessou ter se submeteu a dupla mastectomia para reduzir os riscos de desenvolver câncer de mama, e disse esperar que seu caso inspire outras mulheres que possam "estar vivendo à sombra do câncer".
"É minha esperança de que elas também possam ter seus genes examinados", disse Jolie, conhecida por seu engajamento em causas humanitárias.

"É uma medida de exceção, extrema", avaliou José Roberto Filassi, coordenador de mastologia do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em entrevista à Folha em setembro de 2010. Segundo Filassi, 30% das pacientes têm complicações -10% são graves.

A cicatrização pode ser difícil, pode haver perda de sensibilidade nas mamas, problemas de irrigação podem levar à perda da aréola e do mamilo, além do risco de hemorragias e infecções.

Também em 2010, a cantora Rita Lee revelou em entrevista ao jornalista Amaury Jr. que havia retirado os seios há algum tempo por medo de ter câncer.

Sharon Osbourne, mulher do roqueiro Ozzy Osbourne e ex-jurada do programa de calouros "X Factor", revelou em entrevista à revista americana "Hello!" que fez dupla mastectomia há cerca de dois anos após descobrir, através de exames, que carrega os genes relacionados à maior probabilidade de desenvolver câncer de mama. "Eu já enfrentei um câncer e decidi que não viveria sob essa ameaça, por isso resolvi tirar os seios."

Em setembro do ano passado, a atriz norte-americana Kathy Bates também se submeteu a uma dupla mastectomia depois de ter recebido o diagnóstico de câncer de mama, nove anos após ter feito um tratamento para câncer ovariano. Kathy, então com 64 anos, e ganhadora do Oscar em 1990 pelo filme "Louca Obsessão", disse à revista "People" que depois da cirurgia os médicos lhe deram um bom prognóstico.

Nenhum comentário: