quarta-feira, 30 de agosto de 2017



30 DE AGOSTO DE 2017
OLHAR GLOBAL

Senilidade precoce

Num intervalo de menos de um mês, o presidente francês, Emmanuel Macron, assombrou o mundo com duas vitórias eleitorais avassaladoras: conquistou a presidência com 64,01% dos votos e elegeu 314 dos 577 deputados da Assembleia Nacional, impressionantes 54,42% para uma agremiação fundada havia menos de um ano. 

O sucesso do politicamente enigmático Macron, autodefinido como "nem de direita nem de esquerda", enviou um sinal encorajador para dezenas de arrivistas ao redor do globo. Afinal, se num país com forte tradição de engajamento uma personalidade obscura ("Não se sabe bem de onde veio", nas palavras do papa Francisco) pode chegar ao cargo mais alto da República, os tempos talvez sejam favoráveis para aventureiros em paragens menos afeitas ao debate público.

Não foram necessários cem dias para que a lua de mel dos franceses com Macron chegasse ao fim, se é que algum dia existiu. Uma pesquisa publicada no último final de semana, às vésperas da retomada dos trabalhos legislativos após as férias de verão, mostra que apenas 40% dos eleitores aprovam a gestão do presidente em seus primeiros três meses. Macron conseguiu, um trimestre após a posse, um índice que seu amigo Donald Trump levou três vezes mais tempo para alcançar.

Para os analistas, parte importante da impopularidade é devida à nova reforma trabalhista prometida pelo presidente, destinada a aprofundar a flexibilização embutida na chamada Lei El Khoury, sobre o mesmo tema, ainda no governo do antecessor, François Hollande, do Partido Socialista (PS). Entre outras medidas, o texto deve reduzir indenizações por demissão sem justa causa.

Macron pretende impor sua reforma por decreto. O verdadeiro motivo é não expor sua jovem maioria parlamentar a uma prova de fogo dura mesmo para frações mais experimentadas. É atitude constrangedora para quem faz questão de chamar (com razão) o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de "ditador". Recém-nascido, o macronismo já começa a dar sinais da mesma senilidade que abateu o PS e Os Republicanos. Que são, aliás, a verdadeira família política do atual presidente.

luiz.araujo@zerohora.com.br

Nenhum comentário: