segunda-feira, 7 de agosto de 2017



07 DE AGOSTO DE 2017
L.F. VERISSIMO

Turbantes

Um articulista do New York Times gostou do Dunkirk como todo mundo, mas estranhou a ausência de soldados das colônias britânicas entre os evacuados retratados no filme. Mais de 2 milhões de convocados ou voluntários da Índia e de outras partes do Império Britânico lutaram lado a lado com os aliados na II Guerra Mundial, e muitos estavam entre os sitiados em Dunquerque, mas no filme não se vê um turbante. Dunkirk reforça a ideia da Inglaterra como a pequena ilha de bravos resistindo sozinha ao fascismo que dominava a Europa. 

A resistência inglesa foi mesmo heroica, mas não foi solitária. Milhares de africanos e asiáticos morreram na guerra defendendo um império que os oprimia e, em muitos casos, reprimia movimentos de libertação em suas terras. O autor do artigo opina que o filme exalta o que chama de espírito de Brexit, a convicção de um excepcionalismo inglês que dispensa o resto do mundo. Mas não deixa de ser espetacular.

ULTRAJE

A afirmação de que cada povo tem o Congresso que merece é ultrajante. Eu, se fosse o povo brasileiro, processava.

EPIFANIA

Entre os congressistas que votaram ?Sim, o Temer continua?, ou ?Não, o Temer vai pra casa?, havia de tudo, entre convictos e comprados. E uma categoria difícil de identificar, a dos que, quando chegou a hora de votar, pensaram na eternidade. Até chegarem ao microfone, estavam cheios de razões para ser pró-Temer. Afinal, a economia está melhorando, o Janot extrapolou, o dinheiro da mala podia ser de qualquer um, voto Temer com consciência. 

Mas, na hora de votar, nosso hipotético deputado teve uma visão. Como uma epifania na estrada para Damasco: um filho, ou talvez sua mãe, segurando um maço de papel manuscrito e gritando: ?Sua biografia! Pense na sua biografia!?. Sim, seu voto perduraria pela eternidade, até as estrelas se apagarem. Era preciso pensar na sua biografia. E ele votou ?Não!?. Só não se sabe quantos fizeram o mesmo.

verissimo@zerohora.com.br
L.F. VERISSIMO

Nenhum comentário: