sexta-feira, 25 de agosto de 2017



25 DE AGOSTO DE 2017
ECONOMIA

Gerdau anuncia mudança no comando da empresa

GUSTAVO WERNECK, atual diretor de operações, será o principal executivo

A saída dos integrantes da família Gerdau Johannpeter da gestão direta dos negócios da família, anunciada ontem, fez as ações da controladora, a Metalúrgica Gerdau, caíram 2,4% na bolsa, após alta de 7% na quartafeira. Mais negociados, os papéis da Gerdau S.A., controlada, perderam apenas 0,7%, mas mesmo assim na contramão das demais empresas de siderurgia, que subiram em torno de 4%.

O comunicado conjunto foi feito em teleconferência por André Gerdau Johannpeter, atualmente diretor-presidente e presidente do conselho de administração, e Gustavo Werneck, que assumirá como principal executivo do grupo em janeiro de 2018. Werneck atua hoje como diretor-executivo da Operação Brasil da companhia.

Além de André, outros dois integrantes da quinta geração da família - os vice-presidentes- executivos Claudio Johannpeter e Guilherme Gerdau Johannpeter - vão se afastar da linha de frente dos negócios.

Os próximos quatro meses serão de transição no comando operacional, conforme a Gerdau, para "assegurar a tranquilidade do processo, bem como as definições subsequentes nas funções e processos executivos da empresa". André afirmou que, para a sua geração, chegou a hora de "colocar foco em questões mais estratégicas e não no dia a dia da operação".

Durante a teleconferência, vários analistas perguntaram sobre uma reestruturação mais abrangente da estrutura societária do grupo, mas tanto o atual quanto o futuro diretor-presidente só responderam questões referentes à sucessão. Ao menos neste momento, não há qualquer outra mudança na gestão da Gerdau, o que inclui a manutenção da sede em Porto Alegre.

- Nosso papel vai ser muito mais na estratégia, como conselheiros. E muito apoio na executiva - disse André na teleconferência com analistas de mercado e jornalistas.

Ainda conforme o atual presidente da empresa, a sucessão foi planejada durante 12 meses. O processo foi realizado sob sigilo. A sucessão anterior, feita há 11 anos, quando André substituiu o pai, Jorge Gerdau Johannpeter, como diretor-presidente, a modelagem durou cerca de três anos e teve apoio de consultoria externa.

- Onze anos se passaram, foi um processo mais longo, teve uma consultoria e a gente anunciou que haveria a mudança da governança muito antes. Os tempos mudaram, e as coisas estão mais rápidas. A empresa está mais ágil e estamos fazendo um processo diferente, que a nosso ver está bem conduzido e pensado. Ouvimos muito os conselheiros. No fim, chegamos à conclusão de que o Gustavo é a pessoa certa - detalhou André.

MPF DENUNCIA TRÊS EXECUTIVOS NA ZELOTES

Na 17ª ação penal da Zelotes, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou ontem 14 pessoas por supostos crimes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A operação apura a suposta compra de decisões no colegiado que julga as apelações contra multas do fisco. O rol de denunciados inclui advogados, ex­-conselheiros do tribunal e três executivos da Gerdau. A lista não inclui membros da família Gerdau. Para o MPF, não ficou comprovado que tenham tido conhecimento do esquema.

Segundo as investigações, os fatos sob suspeita ocorreram entre 2011 e 2014, período em que a Gerdau teve cinco procedimentos analisados no conselho. A empresa discutia a anulação de débitos que, em valores atualizados, chegariam a R$ 4 bilhões.

Em nota, a Gerdau nega qualquer irregularidade, pagamentos ilícitos ou sonegação. Informa também que, em um procedimento legítimo, contratou escritórios externos para assessorá-la, dentro da legislação, nos processos administrativos. "A Gerdau registra mais uma vez que possui rigorosos padrões éticos na condução de seus pleitos junto aos órgãos públicos, bem como irá defender firmemente, em todas as instâncias processuais, a legitimidade e lisura de seus atos", ressalta a nota.

Nenhum comentário: