sexta-feira, 11 de agosto de 2017



Notícia da edição impressa de 11/08/2017. 

Alterada em 10/08 às 14h32min 

Brasil recente e futuro 

Para entender o que aconteceu e acontecerá no Brasil, depois da sessão da Câmara que barrou o processo por corrupção contra o presidente Michel Temer no STF, é fundamental examinar o período de crise que acabou com o governo Dilma Rousseff. 

É a proposta do livro A verdade é teimosa (Intrínseca, 368 páginas), da consagrada jornalista Míriam Leitão, mineira de Caratinga, nascida em 1957 e com muitos prêmios importantes em mais de 40 anos de profissão. Entre eles, o Jabuti de não ficção de 2012, por Saga Brasileira (sobre o Plano Real), e o de jornalista de economia mais admirada pelo Jornalistas & Cia. Ela escreveu também História do futuro: horizonte do Brasil no século XXI e Tempos extremos. 

A coletânea de 118 artigos publicados por Míriam de 2010 a 2016 traz os diários da crise que, mais uma vez, adiou o futuro de nosso País. Como se sabe, não há governo que pare em pé quando o governante provoca uma grave crise econômica. A recessão severa que assolou o Brasil nos últimos anos, com um rombo inédito nas contas públicas e o aumento brutal do desemprego, que levaram ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, não foi surpresa para Míriam Leitão. Ela diz que o governo fechou os olhos a todos os alertas, que não adianta brigar com os fatos. 

Os textos do livro mostram que a verdade é teimosa e aparece mesmo depois de ser encoberta por malabarismos estatísticos ou retóricos. A jornalista, todavia, não perde a esperança no futuro e ressalta que temos muito do que esse século exige dos países. Temos terra, água, fontes diversas de energia renovável, biodiversidade, e isso conta muito, nos coloca em vantagem. Mesmo com o cenário desanimador ou que parece tão desanimador, temos condições de construir uma nação, com progresso econômico e social. 

Nossos jovens viverão num mundo com rupturas tecnológicas. O mundo do trabalho se altera, pedindo educação de boa qualidade, investimento em novas tecnologias e aumento da competitividade das empresas. Precisamos pensar no País, fazer as reformas e cobrar dos políticos e administradores públicos e privados uma postura diferente diante do que está aí. 

Devemos cair na real, como aconteceu quando administradores e sociedade colocaram nas ruas o Plano Real, talvez o maior e melhor fato histórico da nossa República. 

lançamentos 

Tropicália - Gêneros, identidades, repertórios e linguagens (Educs, 344 páginas), organizado por Ana Mery Sehbe de Carli e Flávia Brocchetto Ramos, segunda edição ampliada e atualizada, traz textos das organizadoras e outros autores sobre o lendário movimento que pregou diversidade musical, rebeldia e abertura de novos caminhos culturais. Caetano e Gil foram os líderes do movimento, que parecia fugaz, mas que até hoje permanece vivo. 

Literatura & Cinema (Editora Plátano, 136 páginas), publicado pelo Círculo de Pesquisas Literárias (Cipel), apresenta textos de 14 autores sobre a rica temática cinema-literatura. Rafael Bán Jacobsen (organizador), Lotário Neuberger, Felipe Daiello, Moacyr Flores e Hilda Agnes Hübner Flores são alguns dos autores dos estudos sobre cinemas norte-americano, brasileiro, europeu e sul-rio-grandense, com temas variados. 

Anjos e bonsais - A dança entre o amor e a liberdade (Alternativa, 140 páginas), do engenheiro e mestre em Estudos Internacionais Cláudio Goidanich Kraemer, autor de O pescador de sonhos e outros livros, trata de biodança, amor, liberdade e outras questões básicas para os seres humanos, sempre com Norte no amor e na liberdade. Para o autor, na escassez do amor, vinga o medo, que corta as asas do grande pássaro da liberdade, transformando casas em gaiolas. - Jornal do Comércio 

(http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/colunas/livros/578104-brasil-recente-e-futuro.html)

Nenhum comentário: