terça-feira, 29 de agosto de 2017



29 DE AGOSTO DE 2017
MUNDO

Uma metrópole submersa

QUARTA MAIOR CIDADE AMERICANA, Houston está isolada do resto dos EUA pela tempestade Harvey

A cidade de Houston, quarta mais populosa dos Estados Unidos, no Texas, que sofre inundações sem precedentes provocadas pela tempestade Harvey, espera atender mais de 30 mil desabrigados e se encontrava isolada ontem, com os dois aeroportos fechados e dois hospitais obrigados a transferir pacientes. Um canal de TV ficou fora do ar em razão da intempérie.

As autoridades haviam confirmado três mortos e 15 feridos até a tarde de ontem em razão do fenômeno. Em entrevista ao canal Fox News, o governador do Texas, Greg Abbott, disse que "a situação é grave e vai piorar".

Em Washington, o diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), Brock Long, afirmou que os trabalhos na região estão ainda no estágio de busca e resgate. Dezoito condados do Texas foram declarados em situação de emergência pelo governo federal, de um total de 30 a 50 impactados pela tempestade.

O presidente Donald Trump, que deve visitar o Estado hoje, decretou emergência na vizinha Louisiana, também afetada pelo fenômeno. Essa declaração permite ao governo federal destinar recursos e coordenar a ajuda por meio da Fema.

Os serviços de emergência pediram aos moradores que sigam para as partes elevadas da cidade ou permaneçam nos tetos das residências, para possibilitar resgates por helicópteros. O canal de TV ABC 13 de Houston exibiu imagens de um pai com seu filho de seis anos, cada um com uma mochila nas costas, subindo em uma cesta lançada de um helicóptero em direção ao segundo andar de uma casa.

ESCOAMENTO DA ÁGUA PODE AGRAVAR SITUAÇÃO

As autoridades temem que a situação se agrave nos próximos dias, com o escoamento da água do interior do Estado do Texas para as localidades na costa.

- Não pensem que a tempestade terminou - declarou o prefeito de Houston, Sylvester Turner.

O juiz Ed Emmett, à frente do condado ao qual pertence Houston, afirmou que 12 mil homens da Guarda Nacional foram mobilizados para ajudar nos resgates. Além disso, 20 helicópteros e botes foram preparados para auxiliar os trabalhos de emergência.

Com os serviços oficiais no limite em razão do nível do desastre, a tarefa depende em alguns momentos de um exército de voluntários. Alguns formam correntes humanas, enquanto outros utilizam suas lanchas para levar pessoas de áreas inundadas para zonas seguras. Um voluntário afirmou ao canal KTRK TV que há muitas pessoas que precisam de transporte e poucas embarcações.

As chuvas torrenciais alagaram as principais avenidas de Houston e dificultaram a saída dos moradores.

- É uma loucura ver como as ruas pelas quais você passa todos os dias estão completamente debaixo de água - afirmou John Travis, morador da cidade.

Nenhum comentário: