sexta-feira, 18 de agosto de 2017



Jaime Cimenti
Notícia da edição impressa de 18/08/2017. 
Alterada em 17/08 às 17h53min 

O PT por completo 

Detalhe da capa do livro de J. H. Dacanal REPRODUÇÃO/JC Há quem considere que o surgimento do Partido dos Trabalhadores e sua experiência no poder seja o maior e mais importante fenômeno da história política do Brasil. Ou, ao menos, o maior depois do período militar. Pode-se concordar ou não com a opinião, mas o fato é que, quando se pensa no Brasil das últimas décadas, é preciso estudar, analisar e refletir sobre o partido fundado em 1980 e que mudou o curso da História do Brasil. A nova classe e a história do PT (BesouroBox, 336 páginas, R$ 57,00), do jornalista e professor J.H. Dacanal, que, desde 1965, exerce suas atividades, é considerada a obra mais completa sobre o nascimento e a trajetória do Partido dos Trabalhadores. 

O volume é a reedição da obra publicada originalmente em 1999, porém com entrevistas e ensaios publicados no período 2015/2016. No livro estão reunidos todos os trabalhos que Dacanal, entusiasta do PT num primeiro momento, publicou sobre o partido. Os ensaios ajudam a revelar os mistérios da história do PT, seu crescimento vertiginoso (venceu quatro eleições presidenciais), sua transformação radical a partir do final da década de 1980 e a derrocada, com os problemas que todos vimos na imprensa brasileira. 

O autor analisa por que o PT, em seu entender, transformou-se numa organização com fortes vínculos com regimes totalitários da América Latina e seu envolvimento com episódios de corrupção. Dacanal mostra como, a seu ver, já em 1990, o Partido dos Trabalhadores foi canibalizado, em um movimento tático brilhante, pela esquerda marxista-leninista e pelos remanescentes de grupos guerrilheiros da década de 1970, movimento que originou as famosas tendências. 

Essa percepção levou Dacanal a afastar-se do partido e a desvelar, em suas contundentes análises, a radical mutação do partido naquele período. É certo que os temas são novos e que a História do Brasil se movimenta muito e com extrema rapidez como nunca. A análise profunda e multifacetada de Dacanal auxiliará os leitores a pensarem e refletirem sobre os acontecimentos políticos destas décadas, neste momento em que os brasileiros procuram caminhos que possam levar o País ao tão sonhado desenvolvimento econômico e social, que ficou mais uma vez adiado, por causa dos acontecimentos políticos e econômicos de nossa história recente.

lançamentos 

Ética protestante muda caráter conformista do brasileiro - 500 anos da Reforma (Algo Mais Editora, 138 páginas), do jornalista e economista Silvio M. Lopes, neste 2017, no qual se comemora os 500 anos da Reforma Protestante, mostra como a indolência e o parasitismo que corroem nosso País há séculos estão se transformando em prosperidade e conquistas, por conta de movimentos evangélicos. 

Países com influência protestante prosperaram. China - uma estranha no ninho (Edição da Autora, 128 páginas), da escritora, enfermeira e professora gaúcha Simone Travi, conta sobre o ano que passou na China, em 2008, onde, inclusive, trabalhou alguns meses como enfermeira em uma escola. Simone fala sobre alimentação, cultura e hábitos do país tão diferente, numa experiência marcante para ela, que a deixou mais forte e mais preparada para os inimagináveis encontros.  Sociologia brasileira hoje (Ateliê Editorial, 376 páginas), organizado pelos professores Sergio Miceli e Carlos Benedito Martins, traz trabalhos de sociólogos de diferentes gerações sobre sociologia da cultura, da violência, da sociologia e estudos de gênero, com o propósito de refletir sobre a sociologia praticada no Brasil e questionar sobre a produção de obras relativas à matéria.

Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/colunas/livros/579332-o-pt-por-completo.html)

Nenhum comentário: