domingo, 27 de agosto de 2017


26 DE AGOSTO DE 2017
DUAS VISÕES

UNIVERSIDADE PÚBLICA E PAGA

Existem determinados temas que, quando defendidos em voz alta, impõem ao defensor alguma cautela. A defesa de privatizações, a diminuição do tamanho do Estado, que a CEEE não possui valor econômico algum e deve ser vendida (ou entregue para quem a quiser), que a Petrobras deveria passar para a iniciativa privada ou que a universidade pública deveria ser paga. Você, certamente, será vítima de tomatadas, agressões verbais, exclusão de grupos de WhatsApp, perda de amigos no Facebook? (e, espero, fique somente nisso.)

Pois é, eu defendo tudo isso. Felizmente, não estou sozinho e, cada vez mais, melhor acompanhado. E o principal argumento não está somente no fato de que a obesidade do Estado seja, lastimavelmente, um ambiente fértil para que espertinhos se locupletem ilicitamente. Isto é uma infeliz obviedade sobre a qual somos todos os dias lembrados quando assistimos ao Jornal Nacional. Mas o discurso da presença estatal não é bradado somente por esses que se beneficiam ilicitamente da incompetência típica do Estado. 

Existem aqueles que, ideologicamente, defendem a interferência estatal na economia (normalmente, estão geograficamente localizados no espectro político mais à esquerda - por que será?). Além de não entenderem nada de economia, acreditam que o almoço é grátis e sofrem de síndrome de Poliana. Por fim, existem ainda aqueles que se beneficiam (ainda que licitamente) dessa situação e que repetem, roboticamente, bordões como: "O petróleo é nosso", "O Correio é a instituição mais respeitada deste país", "Ah, que saudades da CRT", "Queremos menos bancos e mais Estado".

Nessa gritaria esquizofrênica, esquecem que nada disso é função do Estado e que segurança, saúde e ensino básico, sim, dependem de um Estado forte. Peraí: ensino básico? Sim. E as universidades públicas? A bem da verdade, o Ensino Superior também não deveria ser considerada função precipuamente estatal. Muito menos, a sua gratuidade. Aí está o "X" da questão. 

Observem: a massa carente estuda em escolas primárias e secundárias de baixíssima qualidade; famílias com melhores condições colocam os seus filhos em escolas privadas; os egressos das escolas públicas são despejados em universidades privadas e pagam por seus estudos, muitas vezes com baixa qualidade; aqueles que estudaram nas melhores escolas prestam vestibular para as universidades públicas e gratuitas e não pagam por seus estudos. 

É este o paradoxo do ensino brasileiro. E mais. A grande verdade é que os cursos de Medicina, Direito e Engenharia são habitados essencialmente por alunos que tiveram os melhores canais de ensino primário e secundário. Aqueles que pegaram ônibus, não tinham professores, enfrentaram greves, nunca viram um laboratório de física ou química, quando prestam vestibular para universidades públicas, passam longe dos pontos de corte para ingresso nesses cursos.

É verdade, existem honrosas exceções. Mas essas exceções não devem ser alçadas à condição de denominador comum, são exceções. O que é lastimável. Mas é mais lastimável que existam pessoas que defendam esse paradoxo e busquem argumentos ideológicos para sustentá-lo. Convido a estes para que visitemos o estacionamento das principais escolas de Medicina, Direito e Engenharia das universidades públicas. Vamos levar guarda-chuvas, pois os tomates serão lançados.

THOMAS DULAC MÜLLER Advogado, professor universitário thomas@dulacmuller.com.br

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