quinta-feira, 17 de agosto de 2017



17 DE AGOSTO DE 2017
EDUCAÇÃO

Iniciativa de Novo Hamburgo é destacada em prêmio nacional

PROJETO LEVOU PROFESSORA de instituição municipal a figurar entre vencedores do Educador Nota 10

Na sala, os berços se mantinham devidamente organizados na Escola Municipal de Educação Infantil Floresta Encantada, em Novo Hamburgo. Até que as inquietas professoras Denise Rodrigues de Oliveira e Rosemeri Polonio resolveram promover uma transformação no ambiente que atendia 10 crianças entre os cinco meses e um ano e meio de idade. No começo de 2016, os berços saíram de cena para dar lugar a um espaço cheio de brinquedos desafiadores ? boa parte feita com objetos reaproveitados e materiais simples como canos de PVC ? e colchonetes para a hora do soninho, permitindo aos bebês acordarem no seu tempo e se movimentarem sem depender das professoras.

A iniciativa se tornou o projeto Promovendo a Autonomia Através do Espaço, que levou Denise a figurar entre os vencedores do 20º Prêmio Educador Nota 10.

? Foi uma grande surpresa, porque a gente não esperava tanta repercussão. Isso é muito positivo tanto para nós, educadoras, quanto para a escola ? comemora Denise, atualmente funcionária da prefeitura de Porto Alegre.

As mudanças na sala permitiram que os bebês ganhassem mais autonomia e também interagissem mais com os coleguinhas. Denise lembra que, com os berços, a visão geral do que acontecia na sala era prejudicada, e as crianças não apresentavam tanto interesse em desbravar o ambiente.

Muitos não engatinhavam, mesmo que já tivessem em idade para isso ? conta a pedagoga.

INSPIRAÇÃO EM PEDIATRA AUSTRÍACA

A experiência na escola Floresta Encantada foi inspirada nas práticas difundidas pela pediatra austríaca Emmi Pikler, que atuou na Hungria criando ações voltadas para o desenvolvimento de bebês que se sustentam, basicamente, em três pilares: segurança afetiva, ambiente previsível e movimento livre.

O trabalho da médica, que morreu na década de 1980, fundamentou a chamada Abordagem Pinkleriana, que, entre outros pontos, promove a autonomia dos pequenos por meio de movimentos livres e do brincar.

O projeto de Denise e Rosemeri foi apresentado ontem a outros educadores de Novo Hamburgo com a intenção de ampliá-lo na rede de Educação Infantil da cidade do Vale do Sinos. Na escola Floresta Encantada, o projeto foi mantido, com algumas adaptações, já que Denise agora não trabalha mais na rede de ensino da cidade.

? Até para quem fica com as crianças na hora de elas dormirem fica melhor de visualizar a sala ? avalia a diretora Cristina de Vargas.

O Educador Nota 10 é uma iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Globo, com organização da Fundação Victor Civita e da Fundação Roberto Marinho, apoio da Associação Nova Escola e patrocínio da Fundação Lemann, Somos Educação e Faber Castell. Os educadores escolhidos foram anunciados no começo deste mês. O prêmio é de R$ 15 mil para o professor ou gestor e um vale-presente de R$ 1 mil para a escola onde o projeto foi desenvolvido.

Denise, como representante do projeto, ainda concorre ao título de Educador do Ano, que será escolhido em outubro, em cerimônia em São Paulo.

bruna.porciuncula@zerohora.com.br

Nenhum comentário: