quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016



04 de fevereiro de 2016 | N° 18435 
DAVID COIMBRA

Os chinelões do Congresso Nacional


O Congresso brasileiro foi tomado pelos chinelos. Adjetivo preciso esse, “chinelo”. Vem do antigo “pé de chinelo”, que, em português padrão, pode ser definido, talvez, como “pessoa vulgar”.

Isso de pé de chinelo obviamente é do tempo em que os chinelos não gozavam do prestígio de que hoje gozam. Antes dos anos 1970, um homem que prezasse a elegância só sairia à rua calçado de sapatos. Tênis, inclusive, era coisa de guri. Até porque só havia três tipos de tênis: a Conga, o Bamba e o Kichute. Infelizmente, eu quase que só usei a Conga, que, para empregar outro adjetivo tão popular quanto funcional, era considerada “bagaceira”.

Uma vez a minha mãe me deu um Kichute. Lembro até hoje da emoção de abrir a caixa e ver aquele par de Kichutes pretinhos, com trava e tudo. Nem podia acreditar. Era o tênis do Cyborg. Calcei-o e saí correndo pela rua. Tinha certeza de que estava muito mais rápido, dentro dos meus Kichutes.

Naquele tempo, as pessoas sentiam vergonha de usar chinelo de dedo, bermuda e camisa de time. Aí as Havaianas começaram a fazer propaganda de gente bonita usando sandálias na TV e, logo, até a Gisele Bündchen passou a calçar chinelo de dedo. Um caso de sucesso mundial. Aqui, nos Estados Unidos, já vi cobrarem 36 dólares por “Havaianas flip flops”, o que atinge os R$ 150.

Aliás, que ótima palavra para chinelo, não é? Flip flop. É o barulhinho que a Fernanda Lima faz, quando caminha com suas Havaianas por aí. Se fosse traduzir a primeira frase deste texto para um americano, diria que nosso Congresso foi tomado pelos flip flops.

Por que eles são flip flops? Não apenas porque gritam, insultam e agridem uns aos outros. Não apenas porque quebraram cabines de votação, semanas atrás. Não apenas porque se comportam como torcedores de futebol durante sessões importantes, cantando e berrando palavras de ordem.

Não, não é só por isso, embora isso já fosse o suficiente.

É, também, porque eles não têm noção de como funciona a democracia. Não têm noção nem do seu próprio papel na esfera pública.

Tal falta de consciência republicana ficou demonstrada de sobejo já na primeira sessão do ano, na terça passada. Naquele dia, a presidente da República saiu do Planalto para prestigiar a reabertura do Congresso. Foi a primeira vez que essa visita ocorreu, desde Sarney, há cerca de 30 anos.

A ida do chefe do Executivo ao Congresso é um gesto importante. É uma aproximação dos dois poderes. É uma valorização do sistema de pesos e contrapesos da democracia representativa. É uma forma de administrar o país em parceria com outros estamentos da sociedade. No entanto, quando Dilma citou a CPMF em seu discurso, muitos dos congressistas a vaiaram.

Ora, Dilma não tem nenhuma acusação de ilícito pessoal pendendo sobre sua cabeça. Ela não é suspeita de possuir contas bancárias escusas no Exterior como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Nem é suspeita de manter relacionamento promíscuo com empreiteiras como é o seu antecessor, Lula. E mais: apesar de ser constantemente atacada e até ofendida, Dilma nunca reagiu com autoritarismo. Sua conduta tem sido estritamente democrática.

É verdade que Dilma não faz um bom governo, isso até os petistas admitem. Mas ela é a presidente da República. E ela não estava num estádio de futebol; estava no Congresso Nacional. Os deputados que a vaiaram, faltaram com respeito à instituição da Presidência. Desrespeitaram o povo brasileiro, que elege o presidente. Desrespeitaram a democracia. Foram indignos dos cargos que ocupam. Para usar uma linguagem que eles possam entender: foram chinelos. Triste Brasil, com seu Congresso tomado por chinelos.

Nenhum comentário: