segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016



15 de fevereiro de 2016 | N° 18446 
MARCELO CARNEIRO DA CUNHA

FAMÍLIA TRAPO


Desta vez, os americanos tomaram uma série inglesa, Shameless, e a trouxeram para o South Side, a região barra-pesada de Chicago, a mais americana das grandes cidades americanas. E é ali que vivem os Gallagher, uma família onde um pai constantemente bêbado vive com seus seis filhos, pra sorte deles autossuficientes pra caramba. Todos se ajudam, todos cuidam uns dos outros, liderados por Fiona, uma beldade no começo dos seus 20 anos, filha mais velha e mãe de todos, do pai inclusive.

O pai, Frank, fica por conta do maravilhoso William H. Macy, o melhor ator em papeis de perdedores que o mundo já viu. Frank é perfeitamente detestável e desprezível e, ainda assim, a gente sente um certo carinho por ele, graças a Mr. Macy. Os filhos são adoráveis, o que não significa que não coloquem fogo no mundo diante da menor oportunidade.

A série é inglesa no seu DNA, e vemos cenas de sexo, violência e uma certa amoralidade o tempo todo. As pessoas ali são de verdade, o que significa que elas, em uma atitude nada roliudiana, vão ao banheiro. Aliás, fazem praticamente tudo no único banheiro da casa, o que torna a vida em família ainda mais intensa. Lembram de Feios, Sujos e Malvados, do eterno Ettore Scola? Pois é.

Shameless, ou “desavergonhados”, em aldorebelês, é uma série sobre a vida em família, nos dizendo, a cada instante, que moral é bom, comportamento é sempre útil, cumprir com o que se espera da gente, como pai ou como filho, é importante. Mas, acima de tudo, sobre tudo, maior do que tudo, está o amor. Com ele, a gente aguenta até a falta de água quente num inverno de Chicago. Sem ele, nada somos. Os Gallagher não têm nada, mas têm amor de sobra, e isso, caros leitores, faz toda a diferença.

Se encontrarem, vejam. Já está na sexta temporada e deve passar em algum lugar, ou ser comprável mas melhores lojas online do ramo. Fica a dica.

Nenhum comentário: