quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016



mariliz pereira jorge
25/02/2016  10h40

Não tente mudar o homem, mude de homem

É jornalista e roteirista. Apresenta o programa "Sem Mimimi com Mariliz", no YouTube. 
Escreve às quintas e sábados.

A gente tem essa mania de tentar nos moldar ao que o outro espera. Por mais independente, bem resolvida e informada, e a maioria infelizmente não é assim, a gente fraqueja diante da promessa do amor e quando nos damos conta, estamos ali fazendo das tripas para nos encaixar numa relação.

O homem não tem essa elasticidade. Na verdade, nem passa pela cabeça da maioria deles mudar um tiquinho que seja porque está bom assim para ele. Não porque ele seja mau, porque ele seja egoísta, Ok, muitas vezes são, não porque ele seja machista, Ok, muitas vezes eles são.

Mas ele não muda porque ao contrário da maioria das mulheres, ele não passou a infância e a adolescência ouvindo alguém dizer para ele sentar de pernas fechadas, só ir ao banheiro em casa, que isso ou aquilo não podem porque simplesmente não pode. Ele cresceu desafiado a ter personalidade, a ser o mandachuva, mesmo que seja do seu próprio quadrado.

Todas as vezes que ele disser "eu sou assim", acredite. Não tente se enganar e se convencer de que com você será diferente, porque não será. Homens nos dão sinais o tempo todo de como se comportarão numa relação estável. O que fazemos? Colocamos tudo o que a gente não gosta numa caixinha, fechamos com chave e guardamos embaixo da cama. Enquanto isso, gozamos e somos felizes.

Então, um dia, magicamente, e para nosso desespero, aquela caixinha se abre e damos de cara com tudo que a gente não gostaria de encarar porque era amor demais, paixão demais, orgasmos demais.

A realidade vem e esmaga a paixão. Toma, eu avisei.

Eu sei, a gente casa com um príncipe e dá de cara com um sapo sentado no sofá, que não tem capacidade de tirar o prato da mesa.

Ele não vai mudar porque você é inteligente, bem-sucedida, admirada. Ele vai continuar achando a profissão dele mais importante, o trabalho dele mais sério e as vitórias dele mais significativas.

Ele não vai mudar porque você é descolada, bem relacionada e tem nome na lista amiga. Ele vai continuar se achando o hit da balada, o drink do verão, o VVIP (very very importante people).

Ele não vai mudar porque você pediu, sonhou, fez promessa para o santo das causas perdidas, implorou com beicinho. Ele vai ligar na hora que quiser, sair com os amigos que ele quiser e aparecer na hora que der vontade, enquanto você espera em casa, sofrendo.

Ele não vai mudar porque você tem a bunda na nuca, corre meia maratona e barriga negativa. Ele vai continuar achando que ser sedentário é o ultimo grito fitness, que pança é charme.

Ele não vai mudar porque tem lençóis de 800 fios na cama, toalhas de algodão egípcio, aromatizador de ambiente. Ele vai continuar jogando a cueca no chão do quarto.

Ele não vai mudar porque sempre tem comida quentinha, cerveja gelada, TV no canal que ele mais gosta. Ele vai continuar ignorando a louça, enquanto toma mais uma e assiste ao programa favorito.

Ele não vai mudar porque você é uma mulher bacana, fiel, que cuida da relação. Ele vai continuar comendo a colega de trabalho na hora do almoço porque, para ele, é da natureza do macho.

Ele não vai mudar porque você não deixa o bebê com a bunda assada, porque você dá papinha orgânica e canta músicas francesas para o rebento dormir. Ele vai continuar roncando como se não houvesse amanhã enquanto a criança berra no quarto ao lado.

Ele não vai mudar porque você lhe deu todas as suas senhas, parou de andar de decote e saia curta e não fala mais com seus amigos. Ele vai continuar achando que você não presta e vai jogar isso na sua cara o tempo todo.

Homens não mudam só porque a gente quer. Homens não mudam apenas porque decidimos que eles devem ser diferentes. Homens não mudam apenas porque as pesquisas dizem que ganhamos menos, enfrentamos jornada dupla, não temos ajuda em casa, somos assediadas, vivemos relações abusivas.

Falar sobre o assunto é parte do processo. Mas eles vão começar a mudar mais rapidamente quando a gente começar a dizer "não, assim não quero", "assim não está bom", "assim não te amo mais".

Adeus. Vou ser feliz. Próximo.

Nenhum comentário: