sexta-feira, 4 de março de 2011


Jaime Cimenti

A riqueza e a diversidade das lendas do folclore brasileiro

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro, do escritor e tradutor porto-alegrense A. S. Franchini, traz a riqueza e a diversidade das lendas de nosso folclore na versão do autor. Franchini tem muita experiência com antologias. É coautor de As 100 melhores histórias da mitologia; Deuses, heróis e monstros - as asas de Ícaro e outras historias da mitologia para crianças; As melhores histórias da mitologia egípcia;

As melhores lendas medievais e Akhenaton e Nefertiti, todos lançados pela L&PM Editores. As 100 melhores lendas do folclore brasileiro mostra como nossas narrativas beberam em fontes indígenas, africanas e europeias e como o fantástico se uniu ao popular para recriar antigos relatos sobre a formação dos povos e do território brasileiro. A obra é dividida em três partes.

A primeira trata de lendas indígenas, como o uirapuru, o batismo das estrelas, o surgimento da noite e a vitória-régia, e Franchini dedicou atenção especial às mesmas, pois entende que elas são o que nosso folclore tem de mais autêntico.

Elas são desconhecidas da maioria dos brasileiros e esta é uma boa oportunidade para entrarmos em contato com a cultura de nossos ancestrais. A segunda parte do volume trata dos contos tradicionais populares, muitos adaptados de contos de fadas europeus ou de lendas africanas, como A moura torta, Aventuras de Pedro Malazarte e João Grumete.

Nesta segunda parte figuram narrativas muito conhecidas como O Negrinho do Pastoreio e a fábula do coelho e da tartaruga. Na terceira e última parte da antologia estão perfis de seres muitas vezes assustadores, como a Mula sem cabeça, a Cuca e o Chupa-Cabra, clássicos como o Saci Pererê, o Boto, o Zumbi, o Curupira e o Lobisomem e outros menos difundidos, como o Gorjala, o Carbúnculo e o Anhangá.

Como se constata, Franchini, contando essas lendas, faz uma longa viagem pelo mundo do fabuloso e do onírico e recupera histórias orais e folclóricas que fazem parte, há séculos, de nosso enorme repertório cultural.

Como não poderia deixar de ser, nosso folclore pode ser definido como uma imensa obra aberta, enriquecida pela contribuição das mais diversas etnias. L&PM Editores, 128 paginas, R$ 38,00, www.lpm.com.br.

Nenhum comentário: