sábado, 19 de março de 2011



19 de março de 2011 | N° 16644
ANTONIO AUGUSTO FAGUNDES


Minha última querência

Porto Alegre já foi definida como uma aldeia grande, porque tem todas as benesses de uma metrópole e todos os encantos de uma grande vila. Antigamente a geografia porto-alegrense chamava atenção pelas colinas. Assim como Roma era a cidade das Sete Colinas, Porto Alegre deveria ser a estância das Sete Coxilhas...

O centro (que se agrandou capando pedaços do estuário), a zona antiga entre a Duque de Caxias, o Gasômetro e a Cidade Baixa; a Zona Sul que não para de se espichar, sem perder o bucolismo campeiro onde persistem as carreiras de cancha reta, as carretas de uma junta, os ternos de reis, as rinhas de galo; cavaleiros que passam ao tranco dos cavalos, bem aperados e todo um mundo sobrenatural, povoado de crendices e superstições, de bruxas e lobisomens, em pleno século 21, onde os verões se perfumam de pessegueiros e as primaveras enchem de flores os vestidos das prendas nos CTGs.

Eu moro em Porto Alegre desde fevereiro de 1954 e nunca morei na Zona Sul, fiquei sempre arrodeando em volta do centro, mas a parte de Porto Alegre que mais gosto– e gosto de todas! – é a Zona Sul.

Quando eu cheguei aqui a gurizada pescava debaixo da ponte da Azenha, sobre o Arroio Dilúvio e andava de barco diante da Casa Tigre. Eu mesmo e meu irmão Darci tarrafeávamos cascudo e pintado, no trapiche do Piano Drink, que se adentrava pelo Guaíba até longe da costa, onde hoje é mais ou menos o edifício do Ipê.

Estão comemorando agora, no dia de hoje, a fundação de Porto Alegre como sendo 26 de março de 1772. É uma fixação meio arbitrária e nem todos os estudiosos concordam. Eu mesmo não concordo. Por quê?

O madeirense Jerônimo de Ornelas se estabeleceu no Morro de Santa’Ana em 1729, razão pela qual muita gente vê nele o fundador da nossa Capital. Mas tem mais: em dezembro de 1752 chegaram os primeiros casais açorianos, que seriam 60 conforme a tradição, vindo das Ilhas de São Miguel, Faial, Terceira, São Jorge etc.

O 26 de março de 1772 não assinala a fundação de Porto Alegre, é apenas a data de um ato religioso desmembrando da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão – Porto Alegre – com o nome de São Francisco do Porto dos Casais.

Amigos que se foram, paisagens que mudaram, Porto Alegre que eu tanto amo, minha última querência.

Nenhum comentário: