sexta-feira, 29 de outubro de 2010



29 de outubro de 2010 | N° 16503
DAVID COIMBRA


Quem se importa com a corrupção?

Assisti ao debate na TV entre os candidatos a presidente, segunda passada. Fórmula inteligente. Soltaram os dois que nem dois cachorros brabos, não havia jornalista, nem sindicalista, nem líder de nada, nem povo perguntando.

O mediador não mediava; marcava o tempo e passava a palavra para um e outro. “Agora o senhor.” “Agora a senhora.” Eles estavam livres para dizer o que bem entendessem. Pensei: vai ser o melhor debate, os candidatos enfim têm chance de mostrar quem são e o que querem fazer no governo.

Que decepção.

Dilma e Serra passaram o tempo todo acusando-se de corrupção, insultando-se, diminuindo-se mutuamente e, assim, diminuindo a eleição. Inclusive usaram à exaustão a palavra da moda na campanha: malfeito. Não é mais roubo; é malfeito. Melhor assim. Mais gentil.

Vendo aquilo, cheguei a cogitar: e se OS DOIS tiverem razão? E se estivermos diante de consumados desonestos prontos para assenhorear-se do Estado e locupletar-se à tripa forra, eles e seus asseclas?

Ai de nós.

Mas não me deixei convencer pelos candidatos. Não concordei com eles. Continuo considerando-os honestos e dignos, ambos.

Se bem que, olha, isso de corrupção, tenho a sensação de que as pessoas já não se comovem mais tanto com isso. Trata-se de impressão, apenas, nada científico. É que não raro ouço alguém conformar-se: o roubo vai acontecer em qualquer governo, paciência. Claro, o indivíduo que rouba, o sujeito que pôs a mão nos maços, esse ficará estigmatizado.

O governo a que ele pertence, não. O PT foi o último partido de quem se esperava impermeabilidade à corrupção. Constatada corrupção no PT, os petistas brandiram indicadores eretos e lembraram: os outros também roubaram! Os outros concordaram. E todos ficaram felizes.

Logo, não faz diferença. Rouba-se. Roubar-se-á. Sempre.

Há 70 anos Monteiro Lobato fez uma previsão que o levou à cadeia, e que agora se cumpre com glória: a cada dia descobrem mais petróleo no Brasil. Vamos enriquecer, nós todos. Viraremos uma Arábia Saudita sem precisar vestir lençóis. Seremos uma alegre república plutocrata. Haverá dinheiro de sobejo para financiar os corruptos da nação inteira e ainda rasgar estradas e erguer do chão duro hotéis seis estrelas. Talvez até um governante tenha ideia de reservar algum para qualificar as pessoas, investir em educação. Talvez. Disso não se pode ter certeza.

Ontem, vi grupos de aparentes ex-lúmpens tremulando bandeiras do PTB numa esquina da Avenida Ipiranga. Eram eles e suas bandeiras onde se lia, tão somente: “PTB”. Supus que faziam campanha para algum candidato à Presidência.

Vendo-os tão entusiasmados senti uma vontade danada de votar no candidato do PTB. Mas aí me assaltou a dúvida: qual será mesmo o candidato do PTB? E do PMDB? Se me der gana de apoiar o candidato do PMDB, quem é ele? Como é difícil encontrar uma convicção nesta eleição.

Nenhum comentário: