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sexta-feira, 15 de outubro de 2010
15 de outubro de 2010 | N° 16489
ARTIGOS
Compromisso de gerações, por Cleci Maria Jurach*
O 15 de outubro, Dia do Professor, propicia-nos mais uma oportunidade de refletirmos sobre a nossa atividade, sobre o que estamos oferecendo às novas gerações. Na atualidade, a palavra crise aparece associada à educação.
Não se trata de negar a existência de problemas, mas de se tentar, com conceitos e ferramentas pedagógicas, realizar o ideal de uma educação de qualidade, na qual os professores sintam-se responsáveis pelo futuro de seus alunos, e estes sintam-se capazes de intervir e superar as limitações que a vida apresenta.
Na rede pública de Porto Alegre, as ações da Secretaria Municipal de Educação (Smed) estão voltadas à preservação e desenvolvimento do sentido humanitário do fazer educativo. Como bem observa António Nóvoa, atual reitor da Universidade de Lisboa, só um ser humano consegue educar outro ser humano.
Transpondo esse conceito para o dia a dia das escolas, fixamos como uma de nossas metas a formação pessoal de cada docente, que precisa concentrar esforços para continuar uma caminhada, com a convicção de que seu trabalho colabora para a construção de um mundo melhor. Em outras palavras, assim como Jostein Gaarder também defende, devemos fazer para a próxima geração o que gostaríamos que a geração anterior tivesse feito conosco. Isso significa que a reciprocidade deve presidir o ato educativo.
A ação centrada no sentido humanitário da educação opera com o princípio de que nossos alunos têm que crescer de forma harmoniosa, física e mentalmente. Aristóteles já percebera que isso era inevitável. Não por outra razão, exaltava a necessidade de tempo específico para que os humanos se constituíssem em humanos completos, ou seja, dominadores das artes do falar e do fazer.
No cotidiano das escolas municipais de Porto Alegre, o crescimento integral de nossos alunos é construído, para além de conteúdos normatizados oficialmente, por projetos especiais, que vão do esporte à estética, passando também pelas atividades de reforço.
Citamos, entre outros, o Cidade Escola, proposta de educação integral que oferece atividades em turno inverso; os centros musicais, os de danças e o de línguas; as oficinas de robótica e as de televisão, rádio e jornal; os jogos escolares; e os Entrelaçamentos Culturais, que integram as escolas municipais por meio de eventos artísticos.
Temos, evidentemente, muitos desafios pela frente, mas nos é lícito celebrar o 15 de outubro imbuídos da ideia de compromisso que temos com as gerações que chegam.
*Secretária de Educação de Porto Alegre
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